Dois mestres do mundo dos quadrinhos nos deixaram neste ano, Daniel Azulay e Albert Uderzo. Vamos relembrar um pouco de sua história e de sua obra.

O premiado artista carioca Daniel Azulay (30/5/1947-27/3/2020) destacou-se em várias atividades diferentes, tendo sido artista plástico, educador, quadrinista, desenhista, entre outros. Sua estreia no mundo dos quadrinhos aconteceu em 1967, quando criou a tira Capitão Sol. Em 1976, lançou a revista em quadrinhos da Turma do Lambe-Lambe. Na TV, Azulay foi o precursor de programas educativos inteligentes para o público infantil nos anos 1980, que com ele aprendeu a desenhar e construir brinquedos com sucatas. Em 2009, ensinou desenho em vídeos para o site UOL e, em 2013, lançou o site Diboo (www.diboo.com.br), um curso de desenho online para crianças.

O quadrinista francês Albert Uderzo (25/4/1927- 24/3/2020) era filho de imigrantes italianos. O início de sua carreira artística aconteceu em 1945 e seu período de maior sucesso começou em 1951, quando conheceu René Goscinny, que viria a ser seu grande amigo e parceiro artístico. Juntos, trabalharam na empresa belga Word Press, criaram a revista Oumpah-Pah e, posteriormente,  o personagem Asterix, com o qual se tornaram mundialmente conhecidos.

FOTO  AZULAY: DIVULGAÇÃO
FOTO UDERZO: AFP

 

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo