No chamado “país do futebol”, estádios transformam-se em verdadeiros templos. Em 2020, dois dos mais icônicos completaram idades redondas.
Inaugurado em 16 de junho de 1950 no Rio de Janeiro, o Estádio Mário Filho, o Maracanã, completou 70 anos. Construído para a Copa do Mundo daquele ano, ficou marcado pela derrota do Brasil para o Uruguai por 2x1 na partida decisiva. Também se notabilizou por abrigar momentos históricos do Santos de Pelé, da Seleção Brasileira e dos grandes times cariocas, além de várias apresentações musicais.
Como parte das celebrações, o eMuseu do Esporte inaugurou em seu site a exposição virtual “Maracanã 70 Anos: Esporte, Cultura e Sociedade”, um tour em 3D por um roteiro de 34 peças.
Dez anos antes, em 27 de abril de 1940, era inaugurado em São Paulo o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. O complexo foi pensado não só para o futebol, mas também para ser um espaço esportivo e de lazer. Sediou jogos da Copa do Mundo de 1950 e o Panamericano de 1963.
Para celebrar seus 80 anos, o Museu do Futebol criou na plataforma Google Arts & Culture a exposição virtual “Pacaembu: O Estádio Monumento”, com fotos, plantas, vídeos e curiosidades.
Para ver as exposições, acesse:
- Exposição virtual 3D “Maracanã 70 Anos: Esporte, Cultura e Sociedade”
https://bit.ly/3f59NAg
- Exposição virtual “Pacaembu: O Estádio Monumento”
https://bit.ly/2VQSvPI
Acompanhe nossas redes sociais
FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura
INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo