Em 1950, a equipe da Cia. Vera Cruz estava no sul do Brasil, filmando Terra é Sempre Terra, quando foram apresentados a Jordano Martinelli e seu cão adestrado Duque. Gostaram tanto do cachorro que o contrataram e Duque estrelou, ao lado do ator Amácio Mazzaropi, o filme Sai da Frente, sucesso de bilheteria do estúdio.

Jordano, também contratado como ator e adestrador, fez pequenas pontas em vários filmes da Companhia. Radicou-se em São Bernardo do Campo e, em 1955, montou uma escola para cães (a Escola Duque de Adestramento), continuando a trabalhar com animais para o cinema, em particular
mantendo a parceria com Mazzaropi.


Na década de 1970, após o fechamento definitivo dos estúdios, Martinelli arrematou parte do acervo da Cia. Vera Cruz e montou um pequeno museu particular em sua chácara no Jardim Silvina, salvando boa parte da história do Cinema Brasileiro nesse local.


Após sua morte, em 1988, os espólios desse acervo ficaram esquecidos, até que em 1997 foram doados pelo novo proprietário para a Prefeitura de de São Bernardo do Campo, que o mantém para preservação e restauro.


FOTO: ACERVO DO JORNAL DIÁRIO DO GRANDE ABC

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo