“Um dia eu acordei nomeado prefeito de Santo André”. Foi dessa maneira simples que José de Carvalho Sobrinho explicou, em um depoimento cedido ao Centro de Memória de São Bernardo do Campo (1), sua chegada à prefeitura do antigo município criado em 1890, com a denominação de “São Bernardo” e sede na região central da atual São Bernardo do Campo, mas que na época de sua passagem pela localidade passara a se denominar Santo André e teve sua sede transferida para o município homônimo. Permanecendo no cargo entre 18 de outubro de 1940 e 12 de março de 1947 - à exceção de um breve intervalo em dezembro de 1945 (2) – Sobrinho foi o último prefeito a administrar toda a atual região do ABC, cujo território correspondia a aquele do velho município e, também, ao da antiga Freguesia de São Bernardo (1812-1889). Suas palavras apontam para o contexto político vivido pelo país na época, em que as câmaras municipais estavam fechadas e os prefeitos eram nomeados por interventores federais, os quais eram as autoridades máximas nos estados, empossadas pelo presidente da república, o ditador Getúlio Vargas. Um ano antes, Sobrinho já havia sido indicado para o posto de prefeito do município Botucatu, cargo que deixou um dia antes de assumir a municipalidade da região do ABC. 
 
Em comparação com os vários outros prefeitos sem raízes na região que vieram antes dele, Carvalho Sobrinho foi um político de grande projeção nacional, sobretudo após deixar a administração municipal, quando iniciou uma longa carreira na Câmara Federal, tendo sido eleito, deputado constituinte suplente em 1946, pelo PSD e, depois, exercido o mandato de deputado federal em  todas as legislaturas entre 1951 e 1975. Integrou também o PSP, de Ademar de Barros (1951 – 1964) e a ARENA (1964-1975) (3). 
 
Nascido em Alfenas (MG), em 1904, Sobrinho estudou no tradicional e rigoroso Colégio Apostólico do Caraça, onde, como relatou em sua entrevista ao Centro de Memória, leu toda a literatura clássica, adquirindo sólida cultura humanista. Posteriormente, se formou engenheiro pela Escola Superior de Agronomia,  situada em Belo Horizonte. Em 1927, vem a São Paulo para trabalhar na adutora de águas de Rio Claro, mas acaba aceitando um  convite de emprego na famosa Estrada de Ferro Sorocabana. Estuda engenharia ferroviária e participa da construção da linha Santos – Mairinque (4). No fim da década de 1920, já era próximo dos políticos paulistas, como esclareceu em seu depoimento, “Eu era da ala velha do PRP, o Partido Republicano, do Dr. Júlio Prestes”. Na Revolução Constitucionalista de 1932, esteve ao lado de São Paulo, servindo na Intendência Geral dos Serviços de Transportes (5). Até sua posse no cargo de prefeito, seu único vínculo com a região do ABC era o parentesco de sua esposa, Ana Isabel de Carvalho, com a família Fláquer, de longa tradição na política local, a qual José se orgulhava de ter aproximado de seus antigos rivais, a família Franco (6). 
 
A passagem de José de Carvalho Sobrinho pela prefeitura da região ficou marcada pelo conflito com o jornalista João Domingues Tavares, proprietário do jornal “O Imparcial”, semanário que acabou sendo fechado por volta de 1942. Procurando justificar seus atos, Sobrinho afirmou “Eu fui muito combatido. Tinha um jornal - “ O Imparcial ” -  que era de um português. Ele não respeitava ninguém. Ele começou se exceder eu fechei o jornal dele, em 24 horas”. Em 1945, com a redemocratização do país, “O Imparcial” voltou à ativa publicando severas críticas ao prefeito, denunciando prisões arbitrárias, perseguições, corrupção e diversas irregularidades que teriam ocorrido em seu governo (7). Entre estas críticas estava a de que Sobrinho acumulava diversas funções públicas além do cargo de prefeito. De fato, Carvalho foi assessor do governo estadual na implantação da Comissão Interestadual para Estudo dos Problemas Fundamentais da Bacia do Rio Paraná, em 1941, e na coordenação de Mobilização Econômica, em 1944,  mesmo ano em que se tornou titular do 23º Cartório de Notas da Capital, São Paulo, à frente do qual esteve até sua morte  em 1987.
 
Outros acontecimentos importantes ocorridos em sua gestão foram a inauguração da Estação de Tratamento de Água do Guarará (1943) - primeira a ser construída na região, a organização dos trabalhos locais do Censo Nacional de 1940, e a emancipação de São Bernardo do Campo, em 1944.
 
José de Carvalho SobrinhoJosé de Carvalho Sobrinho, nas dependências da antiga sede do  23º Cartório de Notas da Capital, na região central de São Paulo, na ocasião de seu depoimento à antiga supervisão de pesquisas da história local – Atual Centro de Memória de São Bernardo do Campo.1986.
 
Pesquisa e Texto: Centro de Memória de São Bernardo do Campo
 
Notas
 
(1) –  Cf. Sobrinho, José de Carvalho. Depoimento. 28/08/1986. Banco de História Oral. Centro de Memória de S.B.C.
(2) – Cf. Prefeitura Municipal de Santo André. Prefeitos. Site oficial (https://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/cidade-de-santo-andre/prefeitos) 
(3) – Cf. Câmara dos Deputados, Carvalho Sobrinho Biografia . (Cf. https://www.camara.leg.br/deputados/131440/biografia). 
(4) - Cf. Sobrinho, José de Carvalho. Depoimento. 28/08/1986. Banco de História Oral. Centro de Memória de S.B.C.
(5) - Cf. Fundação Getúlio Vargas. Centro de Pesquisa e Documentação (CPDOC). Carvalho Sobrinho, José de  (http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/carvalho-sobrinho-jose-de )
(6) – Cf. Sobrinho, José de Carvalho. Depoimento. 28/08/1986. Banco de História Oral. Centro de Memória de S.B.C.
(7) -  Cf. O Imparcial, 13 de julho de 1946. p.1.
 


Pesquisa, texto e Acervo:

Centro de Memória de São Bernardo

Alameda Glória, 197, Centro.

Telefone: 4125-5577.

E-mail: memoria.cultura@saobernardo.sp.gov.br

 

 

Saiba mais sobre sua história em São Bernardo do Campo.

Visite o Centro de Memória de São Bernardo do Campo.