Considerado um dos clássicos da cinematografia nacional, O Cangaceiro, de Lima Barreto, foi o primeiro longa brasileiro a ser premiado no prestigiado Festival de Cannes.


O tema era absolutamente original para a época: em meio à luta contra as tropas organizadas para a defesa dos vilarejos do sertão nordestino, surge um conflito entre dois cangaceiros por conta de uma
professora raptada a quem um deles pretende libertar por amor.


Essa mistura de faroeste sertanejo com drama romântico, épico e histórico, tornou-se uma forma clássica do Cinema Brasileiro, criando o gênero cangaço.


Distribuído em mais de 80 países (na França, ficou cinco anos em cartaz) foi a grande consagração dos estúdios Vera Cruz e sua maior bilheteria, apesar de seu sucesso não garantir a recuperação dos estúdios em sua maior crise.


O filme tem como música tema Mulher Rendeira, interpretada por Vanja Orico, e acompanhada pelo coro dos Demônios da Garoa. Foi premiado como Melhor Filme de Aventuras e Menção Honrosa pela Música (Gabriel Migliori), no Festival de Cannes (1953), e Melhor filme no Festival de Edimburgo (1953).

 

Foto: Agência O GLOBO).

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo