As imagens que trazemos hoje mostram, em cima, os milhares de presentes que seriam distribuídos na campanha de Natal organizada pela prefeitura em 1952 e, embaixo, a enorme fila formada na Marechal Deodoro (foto original de Ciro Cassetari), na véspera natalícia, para recebê-los. Eles estavam armazenados na Fábrica de Móveis São Bernardo, onde hoje está o prédio das Lojas Americanas. Era proporcionalmente muito grande o numero de atendidos nessa campanha: com o município contando naquele tempo com uma população de pouco mais de 30 mil habitantes, foram distribuídos  naquele ano  2500 bonecas, 2500 bolas, além de cobertores de recém-nascidos e pacotes de doces e roscas, conforme relatou na época o jornal Folha do Povo. Para evitar confusão e a distribuição desigual dos presentes, senhas eram distribuídas às crianças nos dias  anteriores  e também era providenciado transporte para que aquelas que viviam nos bairros rurais mais remotos também viessem receber os brinquedos. A organização  do evento era encabeçada por Leonilda Morganti Fornari e Lavínia Rudge Ramos, esposas respectivamente do ex-Prefeito José Fornari e do então Prefeito Lauro Gomes e contava ainda com a participação de vereadores da época. Vale lembrar que essa não era a única campanha beneficente de Natal que havia na cidade no início da década de 1950: a Associação Bartira, de Odette Bellinghausen, fazia campanhas desde a década de 1940 e a então deputada estadual Tereza Delta chegou a organizar a sua própria campanha arrecadatória. E, ainda naquele ano, a Associação das Damas do Rotary Clube da cidade fez seu primeiro "Natal dos Pobres", arrecadando junto a importantes nomes da indústria  local de então (como a Odeon Discos, Móveis Miele, a Companhia Vera Cruz  e a Varam Motores) fundos em prol da Sociedade Beneficente São Vicente de Paulo e da supracitada Associação Bartira.

Pesquisa e Acervo: Centro de Memória de São Bernardo do Campo.

Se você tem fotos antigas da cidade, nos encaminhe para que, futuramente, utilizemos em nossas publicações.

Saiba mais sobre sua história em São Bernardo do Campo. Visite o Centro de Memória de São Bernardo do Campo. Alameda Glória, 197, Centro. Tel.: 4125-5577. E-mail: memoria@saobernardo.sp.gov.br.