Filme Limite (Mário Peixoto, 1931)

A produção de Cinema no Brasil começou cedo, acompanhando a tendência europeia de realizar pequenos documentários (os “cinejornais”) e filmes mudos encenados. Exibidos no crescente e robusto circuito de exibição das grandes cidades brasileiras, a realização de filmes nacionais sofreu uma queda sensível devido à invasão da produção norte-americana nessas salas, o que duraria várias décadas.

Nesse contexto, surge, em 1931, o filme eleito pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) como o melhor brasileiro já realizado: Limite, do jovem cineasta Mário Peixoto.

Peixoto apresenta em seu primeiro filme uma obra de Arte, com direção à frente do seu tempo, com enquadramentos que geram dúvidas sobre como foram realizados tamanho o ineditismo das técnicas utilizadas.

A trama é simples: um barco está perdido no oceano com três náufragos - um homem e duas mulheres. Com pouquíssimas esperanças de salvação, cada um deles passa a contar para os demais a história de suas vidas.

Limite pode ser facilmente encontrado em sites de streaming e merece ser visto, pois é um filme extraordinário, com uma estética vanguardista que seria produzida com mais frequência nos anos 1950 e 1960.

CRÉDITO DAS FOTOS:
Foto 1: http://acervo.oglobo.globo.com/
Foto 2: http://acervo.oglobo.globo.com/
Foto 3: http://abcine.org.br/

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo