Sobrenome concentrado sobretudo nas áreas do sul da Itália, onde inclusive existe uma região assim denominada, os Puglia chegaram ao Brasil no último quartel do Séc. XIX e se estabeleceram predominantemente no Estado de São Paulo.  Uma das famílias com esse sobrenome foi a do casal Vicenzo e Amabile Puglia, que, depois de morarem alguns anos em  Pedreira, no interior paulista, local que então  despontava graças ao café e à estrada de ferro mogiana, mudaram-se para São Bernardo: em 1915 os registros de impostos de viação   identificam pela primeira vez Vicenzo e família residindo no final da Rua Américo Brasiliense, perto do limite com a Rua Tiradentes. Com efeito, o casal e depois os filhos João, Hermínio, Angelo, Genoveva, José, Vitório e Ettore foram proprietários de uma área situada entre esta via e o córrego Santa Terezinha, hoje canalizado sob a Av. Prestes Maia, nas cercanias de onde posteriormente surgiria a Rua São Bento. Dois deles, João e Vicente, se casaram inclusive com integrantes de famílias vizinhas daquela região que viria a fazer parte do futuro Bairro Santa Terezinha: João Puglia com Luiza Gastaldi, e Vitorio com Ana Terezan Catelan, ambas mulheres oriundas de famílias residentes na Rua Tiradentes e arredores e que tal como os Puglia, passaram alguns anos em Pedreira antes de se estabelecer em São Bernardo. 


Destino quase natural aos moradores da zona urbana da cidade daquela época, os Puglia também tiveram suas vidas profissionais ligadas às fábricas de móveis.  João Puglia chegou a ser acionista da Fábrica de Móveis Pelosini; Vitorio foi sócio da Fábrica de Móveis São Manoel (com os Picoli, também vizinhos) e Ettore, da Fábrica São Luiz. Contudo, fugindo desse destino, um outro Puglia da geração seguinte, Vasco (filho de João), ficaria conhecido pelas padarias que montou ou ajudou a montar: a Nossa Senhora Aparecida, montado na década de 1950 na Rua Tiradentes, 93 e a Padaria Sidoni, que funcionou na Rua Jurubatuba por décadas, embora Vasco tenha se retirado da sociedade em 1974. Os famosos pães chamados “corninhos”, vendidos por Vasco, são lembrados até hoje por muitos moradores antigos.


Nas imagens vemos acima à esq.. Vitório Puglia; depois Ettore Puglia com esposa e filha; e embaixo a famosa Padaria Sidoni de Vasco Puglia. 

 

Pesquisa e Acervo: Centro de Memória de São Bernardo do Campo.

Se você tem fotos antigas da cidade, nos encaminhe para que, futuramente, utilizemos em nossas publicações.

Saiba mais sobre sua história em São Bernardo do Campo. Visite o Centro de Memória de São Bernardo do Campo. Alameda Glória, 197, Centro. Tel.: 4125-5577. E-mail: memoria@saobernardo.sp.gov.br.