Foto: Acervo Mémoria

           Entre os primeiros moradores da linha colonial Rio dos Meninos (onde hoje é o Rudge Ramos), os irmãos Romualdo, Tommaso e Adelfo Piagentini chegaram ao Brasil em 1885, oriundos do vilarejo de Chiozza, na província de Lucca, Itália. Depois de aportarem no Rio de Janeiro, passaram por São Paulo e por São Caetano, onde montaram uma padaria. Pouco tempo depois adquiriram quatro lotes na linha Rio dos Meninos e se mudaram para lá.


Contíguos uns aos outros, a área dos lotes ia da altura do antigo Tanque das Mulatas, atualmente Vila Caminho do Mar, até o entroncamento da Estrada do Vergueiro com o Caminho do Mar, onde hoje é o Largo São João Batista. Ali, em 1891, os irmãos seriam responsáveis pela edificação de um importante marco do bairro - a capela original de São João Batista, que era situada a 100 metros do local onde está a atual igreja homônima. Um fato curioso em relação a essa construção é que o primogênito Tommaso deixou enterrado nas fundações uma garrafa com manuscritos dentro, os quais identificavam ele e os irmãos como os construtores da ermida e fundadores do lugar, que batizaram de São João da Bela Vista. Essa denominação acabou não sendo adotada no local, pois o nome tradicional Bairro dos Meninos, que existia desde pelo menos o início do século XVIII, permaneceria sendo utilizado até 1947, quando um decreto trocou-o para Rudge Ramos. A capela seria ampliada em 1942, mas o vertiginoso crescimento do bairro demandou a construção de um templo maior já no início dos anos 1960. Em fevereiro de 1962, na ocasião em que a capela estava sendo demolida, Adelfo, o único dos irmãos que restava vivo, beirando os 100 anos, avisou da garrafa enterrada aos responsáveis pela demolição, que acabaram por encontrá-la sob o altar-mor. A garrafa, deixada exposta ao público, foi roubada pouco tempo depois. Já os manuscritos foram entregues aos remanescentes da família Piagentini, então residentes em Santo André, local para onde Romualdo e Adelfo haviam se mudado no início do século XX, mesma época em que Tommaso voltou definitivamente para a Itália.


Nas fotos, vemos à esquerda Adelfo Piagentini com familiares, quando festejava o seu 100º aniversário, em 1964. À direita, a Capela São João Batista e o Caminho do Mar, em imagem de 1927 (original pertencente ao acervo de Waldemar Daré).
 

Pesquisa e Acervo: Centro de Memória de São Bernardo do Campo.

Se você tem fotos antigas da cidade, nos encaminhe para que, futuramente, utilizemos em nossas publicações.

Saiba mais sobre sua história em São Bernardo do Campo. Visite o Centro de Memória de São Bernardo do Campo. Alameda Glória, 197, Centro. Tel.: 4125-5577. E-mail: memoria@saobernardo.sp.gov.br.