“E vendo que a libélula enveredava por entre os juncos,

ficou pensando que, mais importante do que nascer é ressuscitar”.

                                                  (Ciranda de pedra – Lygia Fagundes Telles)

 

Primeiro romance escrito pela escritora Lygia Fagundes Telles, Ciranda de Pedra, foi publicado em 1954.

A narrativa tem como personagem central, Virgínia e sua família de classe média, e tem toda a sua história, da infância à vida adulta, narrada como enredo desse romance.

Ela é filha de pais separados e, por conta disso, tem sua infância marcada pela tristeza e solidão. Quando da separação, Laura, mãe de Virgínia,  foi viver em casa de Daniel, seu antigo médico, levando consigo Virgínia.
Em casa de Daniel, Laura conta com Luciana, empregada antiga e dedicada, para os cuidados tanto do dia a dia doméstico, quanto para com Virgínia, que é ainda muito jovem.

"Devia ser bom, também, nascer passarinho. Passarinho não tem essa complicação de pai e mãe assim separados. Passarinho não fica louco nunca. Franziu a testa: ou fica? Beija-flor era um que não parecia muito certo."

O livro é dividido em duas partes, na primeira, Virgínia é ainda uma criança.   Já na segunda, ela é uma jovem adulta recém-saída do internato de freiras, onde passou até o fim de sua infância e adolescência. 

A narrativa do romance reproduz os comportamentos, os sentimentos humanos e suas inter relações , apresentando  reflexões a respeito da vida dos personagens e de seus conflitos e dilemas. O leitor é levado a refletir sobre si mesmo, sobre a condição humana.

Com o avançar da leitura e do enredo do romance, a alegoria usada pela autora e que dá título ao livro, a ciranda, expressa  o comportamento das personagens, que se reproduzem de maneira circular e simboliza o fechamento diante da presença de outros indivíduos. 

“Ao passar pela porta do quarto azul, susteve a respiração. A mãe dormiu. Era tão bom quando ela dormia! Os loucos deviam dormir o tempo todo, de dia e de noite, como as bonecas que só abrem os olhos quando tiradas da caixa.“

Ciranda de Pedra  é um livro saturado de sentimentos e profundo. A evolução do enredo e das  personagens é bastante fluída e bem construída. Através dos conflitos de Virgínia, lidamos com diversos temas que atravessam nosso dia a dia, e o ambiente de qualquer família. 

 

 

Acompanhe nossas redes sociais:

facebook       instagram       youtube