Considerada Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - em 19/9/2018, a Literatura de Cordel, presente na Cultura Brasileira desde o fim do século XIX, resulta das tradições da narrativa oral presente na formação social do nosso país e traz consigo conexões com a cultura africana, indígena e árabe, com seus contos, histórias e poesia cantada ou declamada. 

Dentro do contexto do Cordel, existe o universo da Xilogravura, técnica de gravação que utiliza a madeira como suporte (xilos = madeira, do grego)  e é impressa em papel, geralmente com tinta preta. 

O artista xilogravurista utiliza sua arte para ilustrar as histórias criadas e narradas pelos poetas cordelistas. O Casarão possui um acervo de livrinhos de cordel. Entre os autores, Patativa do Assaré e Moreira de Acopiara - este último morador de nossa cidade.


A Sala do Cordel possui painéis explicativos sobre o tema, além de uma vitrine com instrumentos de corte (goivas) utilizadas para o entalhe das imagens na madeira, além de exemplar de matriz e impressão do artista Jerônimo Soares, 84 anos, premiado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania em janeiro deste ano.

Acesse o link para saber mais sobre a premiação do artista paraibano:

http://cultura.gov.br/aos-84-anos-mestre-da-xilogravura-utiliza-premiacao-da-secretaria-especial-da-cultura-para-aprimorar-sua-arte/

FOTOS: Jerônimo Soares e sua obra / Divulgação/Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania.

 

Em função do isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais está temporariamente fechado para visitação.

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo