A arrecadação de impostos municipais em São Bernardo do Campo já estava entre as 10 maiores do estado, enquanto que a coleta estadual no município já era a 5ª maior entre as auferidas nas cidades de São Paulo. O orçamento da receita anual da prefeitura municipal, fixado no final de 1957, apresentou um aumento de 38% em relação ao ano anterior, atingindo 101 milhões de cruzeiros (2), tendo o imposto sobre indústrias e profissões e o repasse da arrecadação estadual na cidade como suas maiores fontes, respondendo por cerca de 46% do montante total.

O prefeito Aldino Pinotti estava então em seu segundo ano de mandato, marcado pela ruptura entre seu grupo político e o do deputado federal Lauro Gomes, seu antigo aliado. Este conflito fez com que sua gestão fosse, em alguns momentos, duramente fustigada pelo Jornal “A Vanguarda de Rudge Ramos”, o qual se tornara, em 1957, o primeiro periódico dedicado exclusivamente a São Bernardo do Campo a funcionar durante um ano completo. As animosidades da administração Pinotti com Lauro Gomes se intensificaram devido a divergências na condução do processo de desapropriação da chácara onde seria construída a Escola Técnica Industrial (3), cujo acordo para instalação, envolvendo os governos estadual e federal, havia sido oficializado pelo prefeito e contado com a mediação do deputado federal. Tanto a ETI quanto o SENAI - cujo anúncio de instalação foi feito por Pinotti em janeiro de 1957 - representariam grandes conquistas no campo da educação, e, poucos anos depois, iriam dotar a cidade de milhares de vagas no ensino técnico e profissional de alto nível, formando trabalhadores especializados para a indústria (4). Outras ações importantes da municipalidade realizadas entre 1956 e 1957 foram: a extensão da rede de água e esgoto para diversos bairros; a inauguração de postos de puericultura no Riacho Grande, Alvarenga, Paulicéia e Rudge Ramos; a construção de grupos escolares nos bairros de Santa Terezinha e Demarchi; e a inauguração da Fonte Luminosa Princesa Isabel, na Praça Lauro Gomes, que se tornaria um marco na paisagem do município. 

Ainda no âmbito da administração municipal o ano de 1957 ficou marcado pela realização do primeiro levantamento aero-fotogramétrico do município, o qual se ligava à iniciativa de elaboração de seu plano diretor, formalizada em novembro do ano anterior, através da criação da “Comissão de Melhoramentos Urbanos e do Plano Geral da Cidade” (5), com previsão de funcionamento até 1960. Permitindo a confecção da mais detalhada planta da cidade até então, o trabalho chegou a ser analisado pelo intelectual francês Louis-Joseph Lebret - um frei dominicano que exerceu influência significativa sobre o urbanismo paulistano da época (6) - e forneceu subsídios para a racionalização e planejamento da administração pública do município nos anos seguintes.

O setor industrial terminaria o ano de 1957 empregando 14,5 mil trabalhadores, dos quais 5,1 mil estavam no ramo da produção de material de transporte, que já contava com as fábricas da Willys Overland, Mercedes-Benz, Volkswagen - ainda inacabadas - e a fabricante de bicicletas Mercantil Suissa. A indústria têxtil contribuía com um total de 2900 funcionários, enquanto que a tradicional indústria moveleira mostrava força empregando 2,1 mil trabalhadores, montante que se apresentava pulverizado por quase 60 estabelecimentos, a grande maioria de pequeno porte. Outros setores subsidiários da indústria automotiva, como o químico, o mecânico e o metalúrgico também apresentavam números significativos (7). 

A grande concentração operária abrigada pela região propiciava o crescimento do sindicalismo local. O dois sindicatos trabalhistas então existentes eram o relativo às indústrias da construção e mobiliário e o que abrigava os funcionários da indústria de tecelagem. Ambos foram destaque nas expressivas comemorações do 1º de maio realizadas na cidade neste ano, as quais contaram com missa campal na Vila Vivaldi, com apresentação da Corporação Musical Carlos Gomes, cerimônia no Cine São Bernardo e a presença das principais autoridades do município (8) . 

Apesar das melhorias em algumas áreas, a cidade enfrentava então diversos transtornos relacionados ao crescimento demográfico e industrial acelerado. Boa parte da população sofria com a insuficiência da rede de água e esgoto, com enchentes, com a poluição, a falta de calçamento em muitas ruas, diversos problemas trabalhistas, e a precariedade do sistema de saúde. Nesta área, também causou transtornos no município a epidemia de gripe asiática que então castigava o Estado de São Paulo e atingiu a cidade com força em outubro de 1957 (9), obrigando a prefeitura a adquirir medicamente especificamente para seu combate (10). 

O ano foi ainda marcado por importante acontecimento ligado a questões demográficas, econômicas e ambientais. Resultado de uma parceria entre o governo do estado e as demais cidades da região do ABC, a construção do complexo de captação, recalque, bombeamento, adução e estação de tratamento de águas do ABC, na Represa Billings, no atual bairro do Montanhão, é indicativa dos problemas enfrentados com a qualidade e a distribuição da água para a crescente população. e também, da grande mobilização de esforços do poder público na tentativa de saná-los (11). Por isso, é também um emblema para toda uma época, em que, na cidade de São Bernardo do Campo, se articulavam grandes transformações envolvendo progresso tecnológico e administrativo, prosperidade econômica e graves dramas sociais. 
 

Duas vistas de São Bernardo do Campo no ano de 1957. Acima: primeiras instalações da Volkswagen na cidade, com um pequeno núcleo urbano no Bairro Demarchi. Original: Volkswagen do Brasil S.A. Abaixo: Região central, onde se destacam o prédio da Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição da Boa Viagem, ainda sem a torre, e o então recém inaugurado Edifício Wallace Simonsen, primeiro arranha-céu da cidade, onde funcionavam, além do Banco Noroeste, o fórum, cuja instalação demandou, neste mesmo ano, consideráveis investimentos de prefeitura, sobretudo na aquisição dos elevadores que lhe davam acesso. 

 

 

Notas:
(1) - Cf. Sales, Telma Bessa. Trabalho e reestruturação produtiva: o caso da Volkswagen em São Bernardo do Campo. São Paulo, Annablume, Fapesp, 2002. p. 40.
(2) - Cf. Leis Municipais nº 540/1956 e nº 614/1957. 
(3) - Cf. Jornal “A Vanguarda de Rudge Ramos” , 12/10/1957, p.3; Laranjeira, Carlos. Lauro Gomes, Poder e Riqueza. São Bernardo do Campo: Ed. do autor,1993. P. 95 - 96.
(4) - Cf. Jornal “A Vanguarda de Rudge Ramos” , 13/1/57, p. 8. 
(5) - Cf. Lei Municipal nº 516/56.
(6) - Roldan, Dinalva Derenzo. Um ideário Urbano em desenvolvimento: a experiência de Louis-Joseph Lebret em São PAulo de 1947 a 1958. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP, 2012. p. 3. 
(7) - Cf. Produção Industrial do Estado de São Paulo, 1957. São Paulo: Departamento de Estatística do Estado 1959. p.22. 
(8) - Cf. Jornal “A Vanguarda de Rudge Ramos”, 12/5/57, p. 1;20.
(9) - Cf. Jornal “A Vanguarda de Rudge Ramos”, 12/10/1957, p.10.
(10) - Cf. Lei Municipal nº 592/57.
(11) - Cf. Jornal “A Vanguarda de Rudge Ramos”, 31/3/1957, ps. 1 e 3; 20/7/1957, ps.1 e 8; Jornal “O Estado de S. Paulo” , 24/9/1958, Cad. Geral, p.15.

 

 

Pesquisa, texto e acervo: Centro de Memória de São Bernardo

Alameda Glória, 197, Centro

Telefone: 4125-5577

E-mail: memoria.cultura@saobernardo.sp.gov.br

 

Veja esta e outras histórias da cidade no portal da Cultura:

https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/tbt-da-cultura