Editorial


Desde de janeiro de 2022, resgatei junto a minha equipe técnica a vontade e o orgulho em implantar o Sistema Municipal de Políticas Culturais de São Bernardo do Campo. Estando este no Plano de Governo, permitirá o pleno exercício dos direitos culturais como política de estado, sendo pactuado com a participação da sociedade civil. 

A ideia sempre foi recuperar todo o processo desenvolvido anteriormente, mas como se trata de uma discussão realizada em 2015 e 2016, com a atuação desta mesma equipe, entendemos que a Cultura da nossa cidade, atualmente, tem uma outra fotografia.

Para isso, foi realizado o diagnóstico sobre a realidade do Município, mostrando os desafios e potencialidades e como poderá ser planejado o melhor caminho para a valorização cultural de São Bernardo do Campo, que se desdobrará no Plano Municipal de Políticas Culturais.

Temos como experiência os processos realizados nas cidades próximas e queremos que esta execução em São Bernardo do Campo se dê de forma planejada e organizada, visando atender toda a comunidade cultural do Município, e não modelos dirigistas de formulação de políticas públicas e interesses imediatos dos trabalhadores da cultura.

Com o intuito de informar e formar toda a população, será realizada a capacitação sobre a gestão pública cultural para servidores, gestores e representantes da sociedade civil, que permitirá também a mobilização para as etapas, com todos os cuidados e critérios necessários. 

O objetivo é que todos, desde o pós-balsa ao Taboão/Pauliceia, possam contribuir de forma democrática, organizada e transparente, tendo sua representatividade garantida no documento final, que norteará as ações culturais do Município pelos próximos 10 anos.

Minha equipe e eu sabemos da responsabilidade que nos cabe quanto a implementação deste Sistema, que irá somar a todas as atividades já instituídas pela Secretaria de Cultura e Juventude, dentro da legalidade de todo o processo público. Assim sendo, não mediremos esforços para deixar para São Bernardo do Campo este marco democrático e histórico, que tanto a nossa cultura merece e espera!


Ligia de Oliveira Ramos
Secretária de Cultura e Juventude