Surgido numa época de   grande expansão dos clubes de lazer  na cidade, o Clube de Campo Rosa Mística, no bairro Batistini, foi um dos que  mais marcaram a memória das gerações  que usufruíram de seu espaço em algum momento.  Sua criação se deu por iniciativa do  Círculo Operário do Ipiranga, entidade assistencial capitaneada pelo Padre Pedro Balint (1901-1984), romeno que emigrara para o Brasil em 1929, quando se estabeleceu como coadjutor da Paróquia de São José, no Ipiranga.  Em 1936, com objetivo de assistir aos trabalhadores  do bairro e de seus arredores, o padre fundou  o Círculo Operário do Ipiranga (1). A entidade ao longo do anos ampliou muito suas ações,  criando, até ao fim dos anos 50,  um hospital (Leão XIII), uma Escola (Cardeal Motta) e uma  colônia de férias (em Itanhaém). No início da década de 60, dando prosseguimento à essa expansão, o Padre Balint idealizou  um  segundo núcleo de lazer para o Círculo, núcleo este que viria  a se tornar o   Clube de Campo Rosa Mística. Para tal fim, a  instituição adquiriu em 1962  uma área de 10 alqueires junto à Avenida Ângelo Demarchi e à Represa Billings, na margem direita do Ribeirão do Soldado (2).  O terreno em questão era composto pelos antigos lotes 31 e 32 da linha Galvão Bueno do Núcleo Colonial de São Bernardo - glebas que nos anos iniciais da linha (fins do séc. XIX) haviam pertencido respectivamente às famílias de Bento Dias  e Amélia Fernandes e  de Mateus e Maria Servidei Demarchi  (Ângelo Demarchi, que dá nome à estrada local, era filho do casal) (3).

Nessas terras,  o Círculo Operário construiu inicialmente campo de futebol, quadras poliesportivas, campo de bocha, restaurante, churrasqueiras, salão de festas, playground, e instalações para pic-nic. Em 1966, o local já estava em funcionamento, porém ainda sem seu complexo de piscinas: as quatro primeiras só seriam inauguradas em 19 de novembro de 1967 (4). Nesses primeiros tempos, o  acesso ao clube era muito dificultado pela falta de condições da Av. Ângelo Demarchi, então muito estreita, com apenas quatro metros de largura e não pavimentada. No ano de 1968, uma reportagem do jornal Folha de São Bernardo apontou  que  a avenida, quando chovia, transformava-se em  “lamaçal  e, na  seca, em densa nuvem de poeira” (5).  Apesar de tal problema, o clube já contava com cerca de 3 mil associados, sendo 400 deles moradores de São Bernardo, público formado por “gente simples e trabalhadores”, na descrição do jornal.  O clube também era aberto a não-sócios, mediante pagamento de taxa.

Em meados de 1971 , em almoço com a diretoria do Círculo, o então prefeito Aldino Pinotti, reconhecendo a contribuição para o turismo no município trazida pelo Rosa Mística, prometera a pavimentação da avenida, que só foi  realizada de fato partir do início de 1973, tendo sido inaugurada no aniversário da cidade daquele ano (6).  Com a  facilitação de acesso,  o clube  expandiu seu número de sócios (que por volta de 1993 chegaria à marca de 5 mil associados) e  também suas instalações, inclusive com a construção  no final dos anos 70 de mais duas novas piscinas  e da Capela São Pedro (7).

Tal como outros clubes recreativos que tiveram  grande expressão, como o Clube da Volks, Aranamy/Comodoro Country Club, Clube da Ford, o Rosa Mística viveu  sua fase áurea nas décadas de 70 e 80. Não  escapou da decadência sofrida por vários de seus contemporâneos, especialmente a partir do fim dos anos 90, quando os clubes tiveram que disputar atenção com outros espaços de prática esportiva e lazer oferecido por academias, parques  públicos  e mesmos os equipamentos esportivos de prédios de condomínios fechados em expansão, fenômeno também ocorrido em outras regiões do país. Assim, em 2008, 8 anos após mudar de nome para São Camilo (quando os religiosos camilianos assumiram a gestão do antigo Círculo Operário do Ipiranga), o clube foi desativado. A área fora então levada a leilão, sendo adquirida por uma construtora de Santo André (8).

Nas imagens, vemos acima duas piscinas do clube em  fevereiro de 1968. O complexo de piscinas do clube seria reformado e ampliado no fim dos anos 70.  Abaixo, vemos a  fachada da secretaria do Rosa Mística, em 1986, durante cerimônia que inaugurava a iluminação noturna da Av. Angelo Demarchi.

Notas:

(1) - Diário Oficial do Estado de São Paulo, 12-10-1976
(2) - Idem, 17-06-1978
(3) - Livro de Matrículas do Núcleo Colonial de São Bernardo (1877-1898).
(4) - Folha de São Bernardo, 12-11-1967.
(5) - Idem, 07-04-1968
(6) - A Tribuna, 11-07-1971; Cidade de Santos, 01-08-1973.
(7) - Diário Oficial do estado de São Paulo, 01-08-1994 e 17-06-1978.
(8) - Diário do Grande ABC, 17-06-2013.

Pesquisa, texto e acervo: Centro de Memória de São Bernardo

Alameda Glória, 197, Centro

E-mail: memoria.cultura@saobernardo.sp.gov.br

Veja esta e outras histórias da cidade no portal da Cultura: