Waldomiro de Deus é um dos artistas expostos no Salão Principal da Pinacoteca de São Bernardo do Campo. Seu trabalho faz parte de um estilo que sofreu muito preconceito dos artistas acadêmicos por:


  Ser autodidata, resultado da inexistência de formação acadêmica no campo artístico;
  Recusa ou mesmo desconhecimento do uso dos cânones da Arte acadêmica;
  Composição plana, bidimensional, tende à simetria e a linha é sempre figurativa;
  Não existe perspectiva geométrica linear. O artista não utiliza as regras da perspectiva, definida pelos Renascentistas, como a redução do tamanho dos objetos proporcionalmente à distância;
  Detalhamento das figuras e dos cenários;
  Colorido exuberante;
  Inspiração em temas populares.


Estamos falando da Arte Naif.


A Folha de São Paulo lançou, em 2017, uma interessante coleção com 30 volumes sobre o Mundo da Arte, cada livro dedicado a um estilo ou movimento. O de Arte Naif, fonte de nossa pesquisa, foi escrito por Nathalia Brodskaïa, curadora do Museu Hermitage, de São Petersburgo, Rússia.


Para saber mais sobre o estilo Naif consultar:   https://bibliotecapublica.saobernardo.sp.gov.br


Lá você encontra todos os livros sobre o assunto disponíveis nas Bibliotecas Públicas de São Bernardo, que poderão ser emprestados gratuitamente assim que voltarem a abrir ao público. Por falar nisso, a Biblioteca Ilva Aceto Maranesi tem um acervo de mais de 7000 livros de arte. Ela fica no mesmo prédio da Pinacoteca de São Bernardo do Campo, Rua Kara 105, Jardim do Mar.

 

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo