Principal articulador  do movimento político que, em 30 de novembro de 1944, conseguiu o desmembramento do território da cidade  de São Bernardo do Campo do restante da região do Grande ABC, à qual esteve formalmente  ligado desde os tempos da criação da freguesia homônima, Wallace Cochrane Simonsen foi também o primeiro prefeito do mesmo município, instalado em 1º de janeiro de 1945, além de autor da letra da música que é até hoje seu  hino oficial. 

Membros de sua família são influentes na história do Brasil desde a década de 1820, quando o  lorde escocês Thomas Cochrane, um parente de sua mãe,  Robertina da Gama Cochrane, liderou a marinha brasileira na Guerra da Independência . O pai de Robertina, Ignácio Wallace, foi deputado provincial  em São Paulo (1876-1879), e exerceu cargos executivos em uma grande firma exportadora de café e na Companhia Paulista de Estradas de Ferro, além de ser fundador da Companhia Melhoramentos de Santos.  O pai do futuro prefeito de São Bernardo, o inglês Sidney Martin Simonsen, chegou ao Brasil na década de 1880,  para ser gerente do Banco Inglês (2).  Roberto Simonsen (1889-1948), um dos irmãos de Wallace,   foi célebre industrial, político e intelectual  durante a Era Vargas  (1930 -1954), tendo publicado diversos livros importantes  e criado a Escola Livre de Sociologia  e Política – primeira escola superior de Ciências Sociais surgida em São Paulo -, onde foi professor de história econômica, além de exercer os cargos de deputado federal, senador, presidente da FIESP entre outros,  vinculados ao  poder executivo federal , entre 1942 e 1945 (1) .  Mário Wallace (1909-1965), filho do emancipador,  foi um dos homens mais ricos do Brasil, tendo sido dono  de dezenas de  empresas, incluindo a Companhia de Aviação PANAIR e a TV Excelsior.

Wallace nasceu no Rio de Janeiro, em 1884. Posteriormente a  família se mudou para Santos, onde,  desde os  15 anos de idade,  Simonsen trabalhou em instituições financeiras, tendo se destacado na negociação de café.  Em 1912, os irmãos Simonsen – Roberto e Wallace entre eles - fundaram  a Companhia Construtora de Santos,  empresa envolvida em vários empreendimentos na cidade portuária,  como por exemplo a pavimentação parcial da cidade e a construção dos hoje históricos prédios da Bolsa do Café. Em 1930, os dois irmãos foram acusados  e presos por ordem do interventor federal imposto pelo governo revolucionário -  João Alberto,  tendo permanecido por 15 dias em um cárcere improvisado no Palácio das Indústrias, após o que foram inocentados ( 2 ). No ano de  1932, Wallace Simonsen  tornou-se presidente do poderoso  Banco Noroeste do Estado de São Paulo, tendo exercido esta função até o final da vida ( 3 ). Em janeiro de 1933, ainda no contexto de  conflitos políticos e econômicos relacionados às revoluções de 1930 e 1932,  uma comissão de sindicância instalada no Instituto Brasileiro do Café acusou a empresa que Wallace Simonsen mantinha em sociedade com Charles Murray   de envolvimento em supostos desvio de fundos e operações comerciais ilícitas praticados pela diretoria do órgão (4).

Foi também no início da década de 1930 que Wallace Simonsen construiu no atual bairro Nova Petrópolis um luxuosa residência em uma chácara, a qual passou a freqüentar com a família durante os fins de semana.  Em 1943, através do então comerciante Bortolo Basso, Wallace Simonsen associa-se a um grupo de empresários, profissionais liberais e outros munícipes, passando a pleitear a emancipação  e outros benenfícios para o município através da recém fundada Sociedade Amigos de São Bernado, entidade da qual era o presidente.

Vitoriosa a causa da emancipação e instalado o novo município, a administração Wallace Simonsen tem início, tendo como a sede o antigo prédio da Câmara Municipal – atual Rua Marechal Deodoro nº 1325. Com poucos funcionários, a prefeitura municipal ainda possuía um estrutura material muito pequena.   Atribui-se à essa primeira gestão a criação da garagem municipal, a aquisição do primeiro trator  e a entrada em  operação da primeira caixa d´agua pública, construída em terreno que pertenceu ao próprio Wallace, onde atualmente está o Reservatório Nova Petrópolis (  5 ). Uma concorrência pública para exploração de serviço de águas e esgotos – ainda inexistentes no município – também aconteceu nesta época, assim como discussões relativas a construções de casas operárias financiadas pelo empresariado local,  em terrenos que foram doados por Simonsen ( 6 ). Durante seu tempo como prefeito, Simonsen continuou residindo na capital Paulista e administrando o Banco Noroeste, cuja agência em São Bernardo do Campo havia sido inaugurada em 1943,  em um sobrado localizado na esquina da Rua Marechal Deodoro com a Rua Dr. Fláquer . Este imóvel foi demolido em 1953, para a construção do  Edifício  Wallace Simonsen, primeiro arranha céu da cidade, inaugurado em 1956, pouco tempo depois do falecimento do prefeito, em 1955.

Foi na gestão Simonsen que as primeiras montadoras de automóveis - Brasmotor  e  Varam Motores  – iniciaram o processo de sua instalação na cidade. Vieram atraídas pela Via Anchieta, que, no seu trecho do planalto,  havia sido inaugurada em 1943, com a presença  de  Getúlio Vargas, que a convite de Simonsen visitou a sede do Banco Noroeste na Rua Marechal Deodoro, onde ouviu um pedido pela emancipação da cidade e fez a promessa de atender a demanda. Também  com a presença de Wallace, já como prefeito, foi inaugurado às margens da rodovia, em 20 de maio de 1945,  o prédio da Radio Record, onde seria instalado uma potente antena transmissora.   

No âmbito político e social, a gestão  Simonsen foi marcada   pelos  novos arranjos partidários  que surgiram no processo de redemocratização do país  no contexto  do desmonte do Estado Novo, bem como pela crise de abastecimento e caristia  relacionadas à II Guerra Mundial. Em 1945, no momento de reaparecimento dos partidos políticos, Simonsen se tornou presidente do diretório municipal do  PSD, cujos principais cargos foram divididos entre seus companheiros emancipacionistas e ligado à Sociedade Amigos de São Bernardo: os industriais Pery Ronchetti, Armando Setti, Francisco Miele e João Corazza, além do futuro prefeito Hygino de Lima.    Surgido no segundo semestre de 1945,  o diretório foi criado para dar suporte eleitoral  ao candidato da situação, Eurico Gapar Dutra, nas eleições presidências do dia 2 de dezembro. Em junho de  1946, Tereza Delta  estabeleceu no município a militância do Partido Social Progressista (P.S.P), chefiado pelo ex-interventor estadual Ademar de Barros, que iniciava sua campanha  para as eleições  estaduais,  marcadas para  janeiro de 1947 (7). Ademar de Barros havia apoiado Eduardo Gomes,  o candidato oposicionista da UDN no pleito presidencial de 1945. Em agosto de 1946,  ganharam destaque na imprensa protestos contra a carestia e o desabastecimento que aconteceram em São Bernardo do Campo, sob a liderança de Tereza Delta.  Produtos como banha e óleo estavam escassos e por isso eram vendidos com ágio pelos comerciantes. Várias fabricas locais foram paralisadas.  A prefeitura e os estabelecimentos comerciais foram ameaçados pelos manifestantes. Simonsen se  recusou a receber Tereza na prefeitura e requisitou força policial para garantir a ordem no centro do município. Por fim, os próprios comerciantes voltaram a oferecer os produtos demandados nos preços costumeiros ( 8 ).     

Em 14 de março de 1946, Ademar de Barros, vencedor das eleições, tomou posse do governo estadual. Alguns dias depois, em 19 de março, Simonsen assinaria seu último decreto como prefeito municipal, sendo substituído, interinamente, por Luiz Zenha Guimarães,  até  10 de abril, quando Tereza Delta obteve do governador e padrinho político a nomeação para a prefeitura do município de São Bernardo do Campo. 

 

Da esq. p/ dir:  Getúlio Vargas – Presidente da República,  Fernando da Costa – Interventor Estadual, Armando Ítalo Setti – industrial sãobernardense,   Wallace Simonsen e seu irmão Roberto.  Rua Marechal Deodoro, nas proximidades da esquina com a Rua Dr. Fláquer. 22 de dezembro de 1943. Após a inauguração do primeiro trecho da Via Anchieta, os irmãos Simonsen trazem o presidente Vargas para homenagens no centro de São Bernardo. 

Foi a segunda vez que o então ditador do Estado Novo esteve na cidade.  

 

Notas:

– (1) - Cf. Faro, Luiz ; Sinelli, Mônica.  Roberto Simonsen – Prelúdio à Indústria. Rio de Janeiro, Insight, 2016. p.20

- (2) - ROBERTO SIMONSEN in Dicionário histórico-biográfico brasileiro. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil -  FGV, 2022.  Acessível em http://www.insightnet.com.br/Livros/ROBERTO_SIMONSEN.pdf

- (3) – Cf. Jornal “O Estado de São Paulo”,  12/01/1932, p.10 ;  09 DE JUNHO DE 1932 – Cad. Geral. p.. 8

- (4) – Cf. Jornal “O Estado de São Paulo”,  15/02/33 p.8   e 18/09/33  p.16 ;  CABRAL, Lígia Martins; SÁ, Ana Cristina. Instituto Brasileiro do Café (IBC). In: Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: FGV, 2000. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/instituto-brasileiro-do-cafe-ibc

- (5)- Cf. Laranjeira, Carlos (Ed.). Prefeitura Municipal de SBC. Divisão de Imprensa. São Bernardo do Campo- Documentos Históricos n.5 – As realizações de cada  prefeito. p.1.

- ( 6 )- Cf. Diário Carioca, 16/5/1946. p.11 ; Folha de São Paulo, 15/9/1946, p.8.

- ( 7 ) – Cf. Jornal Diário de Notícias, 22/6/1946.

 - ( 8 ) – Cf. Jornal de Notícias, 11/8/1946 p.1.

 

Pesquisa, texto e acervo: Centro de Memória de São Bernardo

Alameda Glória, 197, Centro

Telefone: 4125-5577

E-mail: memoria.cultura@saobernardo.sp.gov.br

 

Veja esta e outras histórias da cidade no portal da Cultura:

https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/tbt-da-cultura-