Vamos conhecer melhor um dos grupos artísticos da cidade, a Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo do Campo!

A Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo do Campo foi criada pelo músico Leandro de Abreu a partir das oficinas de viola caipira no município, em 2005, e também proporcionou formação de violeiros e professores nesse gênero.


Mais de 70 pessoas já fizeram parte nesses 15 anos de trabalho. Hoje, a Orquestra conta com 20 integrantes e está sempre aberta a estudantes que queiram participar, continuando o seu trabalho de formação.


O grupo cultiva o estudo e a preservação da música caipira de raiz. Gravou um CD e participou do CD/DVD da área de Formação Artística e Cultural da Secretaria de Cultura e Juventude.Também já recebeu prêmios de destaques culturais.


Grandes nomes da música já participaram de shows da Orquestra, como Jair Rodrigues, As Galvão, Mococa e Paraíso, Mariângela Zan, Leyde e Laura, Adriana Farias, Lourenço e Lourival, Craveiro e Cravinho, Cláudio Lacerda, Adriana Farias, Suzana Salles, entre outros.


Com o apoio da Secretaria, realiza seus ensaios no Centro Livre de Música (no Teatro Martins Pena) e voltou a realizar, desde final de 2019, roda de viola mensal aberta na Câmara de Cultura Antonino Assumpção, sob a coordenação de Leandro de Abreu. A cada edição os integrantes da Orquestra se revezam e recebem a participação de outros violeiros interessados.

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo