Voltar

Inscrições para o Salão de Arte ultrapassam fronteiras e são em número recorde

Inscrições para o Salão de Arte ultrapassam fronteiras e são em número recorde

12 de Jul de 2019

Depois de sua última edição realizada em 2007, o Salão de Arte de São Bernardo do Campo é retomado em 2019 com um número recorde de inscritos. Ao todo foram 454 inscrições, originárias de 85 cidades, 17 estados e do Distrito Federal e uma inscrição do exterior, proveniente dos Estados Unidos. Além dos inscritos, há um total de 1.083 pessoas que cadastraram seus dados no portal, porém sem concluir a inscrição, confirmando o grande interesse pelo Salão.

Com grande diversidade de linguagens, que vão da xilogravura à videoarte, passando por quadrinhos e design, o material a ser exposto foi submetido à avaliação da comissão julgadora composta por Cauê Alves, professor da PUC e curador do Museu Brasileiro de Escultura (MUBE); Caru Duprat, artista e professora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e Cristina Suzuki, artísta plastica, crítica de arte e curadora.

O salão será realizado na Pinacoteca de São Bernardo do Campo, no período de 24 de agosto a 30 de dezembro, de terça a sábado, das 9h às 18h, com visitação gratuita. A abertura oficial será no dia 24 de agosto as 19h. O endereço da Pinacoteca é Rua Kara, 105, Jardim do Mar, tel:. 4125-4056.

 

Como o Salão democratiza a cultura e traz as artes plásticas para o cotidiano

 

Cristina SuzukiAo contrário da crença geral de que as artes plásticas, principalmente a contemporânea, seja um tema difícil e para poucos, a jurada Cristina Suzuki defende uma ideia oposta. “A arte contemporânea está intimamente ligada com o nosso cotidiano, sua essência não é dar respostas, mas fazer perguntas para que cada ser humano e cada cidadão questione e dialogue com sua realidade”. Desta forma, ela entende que todas as nossas aspirações como cidadãos, sobre os mais diversos temas, que vão do direito do indivíduo à ecologia, são questões presentes na temática das artes plásticas e, por esta razão nos torna mais conscientes.


Cristina, então, faz o convite não só ao público que já aprecia os salões de arte, mas também a quem ainda não tem o hábito para que venham visitar o Salão. Para Cristina, esta é uma oportunidade de um enriquecimento cultural, já percebido até pelo mundo empresarial. Ela exemplifica a afirmação ao citar um diálogo que teve com uma estudante de doutorado em administração de empresas. Esta mestranda comentou que parte das atividades de sua orientação de tese era composta por visitas a exposições. Segundo esta aluna, as empresas já entenderam que os administradores quanto mais preparados nos aspectos culturais, melhor poderão entender as necessidades do mundo corporativo. Enfim, o diálogo com a arte enriquece a compreensão da vida em seus mais complexos e diversos aspectos.