Virada Cultural de São Bernardo do Campo

06 de Set de 2019

Virada Cultural de São Bernardo do Campo acontece, neste ano, em dois espaços culturais da cidade

Com uma programação dinâmica e diversificada, a Virada Cultural de São Bernardo do Campo, acontece entre os dias 13 (sexta) e 15 (domingo) e contempla vários públicos que vão do nerd (geek) aos apreciadores de jazz, roda de viola e dança, entre outros. As ações são gratuitas e acontecem na Biblioteca Monteiro Lobato e na Câmara de Cultura.

Câmara de Cultura Antonino Assumpção

A abertura da virada será no dia 13, na Câmara de Cultura, com a apresentação das bandas Asteroide Trio e Joe and the Wet Rags (rockabilly), dentro do projeto Sextas Musicais, trazendo um pouco da cultura rockabilly, com apresentação de Rick and Roll.

No sábado, a Câmara recebe uma programação de ritmos fortes e dançantes, que vão do jazz tradicional ao swing jazz, com destaque para o Lindy Hop, dança de origem afro-estadunidense, de grande importância histórica, por ser a primeira dança de salão que misturou brancos e negros nos Estados Unidos. Na sequência, haverá uma apresentação do projeto Roda de Viola, coordenado por Leandro Abreu e com inscrições abertas. Fechando a programação de sábado, a Casa Neon Cunha traz as cantoras Raissa Lopes e Rebeca Canhestro para a Noite LGBTI+, das 21h30 às 23h.

Para o domingo, haverá uma programação especial do Dia do Teatro, com diversas atividades e participação das oficinas de artes cênicas da cidade, incluindo peças teatrais, dança, música e performances, entre outras ações.

Biblioteca Monteiro Lobato

A programação da Virada Cultural na Biblioteca Monteiro Lobato será a maior festa nerd e geek da região. Entre os dias 14 e 15, a biblioteca se revela um portal de passagem entre diferentes dimensões e mundos, dos quais fazem parte, passado, futuro, ciência e ficção, reunidos no presente, numa série de encontros com desenhistas, quadrinistas, mangakás, apreciadores de literatura, de música, cosplays, grupos de k-pop. Também haverá oficina de robótica para crianças e de games para jovens, além de uma bootcamp para construir projetos de uma smart city.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Câmara de Cultura Antonino Assumpção - (Rua Marechal Deodoro, 1325, Centro. Tel.: 4125-0054.)

Dia 13 (sexta)
- 19h – Sexta Musical com as bandas Asteroide Trio e Joe and the Wet Rags (Rockabilly) com apresentação Rick and Roll

Dia 14 (sábado)
- 15h – Jazz na Câmara com a banda Sunny Side Swing Society (Swing Jazz e Lindy Hop)
- 19h – Roda de Viola organização de Leandro de Abreu (Música Sertaneja e Moda de viola)
- 21h30 – Noite LGBTI+ Casa Neon Cunha (Raissa Lopez)

Dia 15 (domingo)
- 13h – Especial dia do Teatro
- 14h às 14h20 – “Circo e História” - CC Taboão - Prof. Luiz Henrique
- 14h20 às 14h40 – “A Floresta Encantada”- CC Taboão - Prof. Luiz Henrique.
- 14h40 às 15h – “A Desconstrução do Corpo Cotidiano” - SAB Pinheirinho- Prof. Osni.
- 15h às 15h45 – “Dança, Musica, Teatro, Performance”- DAJUV – Prof. José Mauricio.
- 15h45 às 16h40 – “Dança, Musica, Teatro, Performance”- CREC Paulicéia- Prof. José Mauricio.
- 16h40 às 17h – “Jogos Teatrais “- Câmara de Cultura - Prof.ª Mônica”“.
- 17h às 17h30 – “Vitrôs e Janelas” CREC Paulicéia - Prof.ª Mônica.

Biblioteca Monteiro Lobato - (Rua Dr. Flaquer, 26, Centro. Tel.: 2630-5100.)

Dia 14 (sábado)
- 14h – Palco Akira - Master Class Bateria
- 14h – Palco Nabucodonosor – Escola Quantum Bootcamp - Inscrições prévias pelo Link (siga o coelho branco - vagas limitadas).
- 14h30 – Palco Nabucodonosor - Palestra sobre smartcities, Escola Quantum.
- 16h – Arena Formiguinhaz – Oficina de dobradura com Elaine Rocha
- 16h30 – Nerds e geeks na web, bate-papo com Nina Lima e Carol Cavalcante (Papo Nerd com Elas), Raul Lima (Mundo Geek), Caio Catarino (Rádio Geek).
- 17h30 – Palco Akira – Apresentação Taikô Kiendaiko
- 17h30 – Sala Blade Runner – Workshop: Design Thinking, Escola Quantum
- 18h – Palco Nabucodonosor - Lançamento de HQ “Sobre Trilhos” de Talessak Kuguimya
- 18h – Arena Formiguinhaz – Exposição e jogos “Escola de Magia”.
- 18h30 – Desfile de Cosplayers, Universo HQ e Mangá, Bate-papo com os artistas: Talessak Kuguimya, e Kaji Pato, mangaká.
- 20h – Distopia e ficção científica, bate-papo com : Giovana Bomentre (Editora Morro Branco), Juliana Gomes (Editora Morro Branco), Felipe Castilho (Editora Morro Branco).
- 21h30 – Palco Nabucodonosor – Show com a Banda NDK
- 23h – Arena Jogador nº 3 – RPG
- 23h – Beco Ghost in The Shell – Games
- 23h30 – Palco Nabucodonosor – Cinema Trilogia Matrix – Matrix (1999)