戻る

Prefeitura de São Bernardo abre modalidade de natação espontânea

Prefeitura de São Bernardo abre modalidade de natação espontânea

23 de 2 de 2023 Fábio Martins

Atividades ocorrem nas piscinas do Baetão e do Crec Paulicéia; inscrições se dão exclusivamente de forma online

Com o objetivo de diversificar a gama de serviços esportivos disponibilizados na cidade, a Prefeitura de São Bernardo abriu a oferta da modalidade de natação espontânea. O gênero é voltado a moradores com idade acima de 18 anos e que tenham noções básicas da prática, como nado livre. As atividades, gratuitas, ocorrem nas piscinas do Complexo Aquático do Baetão e do Crec Paulicéia. Mediante agendamento prévio de horário, as inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma online. 

O período de inscrições para a natação espontânea, projetada pela Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo, teve pontapé inicial no começo de fevereiro. A modalidade possui horários nos três períodos (manhã, tarde e noite), com opção de marcação de 30 minutos por dia, podendo ser prorrogada a depender da demanda. A programação se dá de segunda a sexta-feira. Às segundas, acontece das 18h às 20h30. O horário é expandido entre terça e quinta, das 7h às 20h30, e de sexta, das 7h às 17h. O cronograma será ampliado a partir de março com horários também aos domingos.

“A natação espontânea é uma modalidade inovadora no País, que São Bernardo protagoniza para apresentar uma alternativa importante a todos os munícipes que tem a natação como paixão, tanto para atividade física quanto para o bem-estar. A iniciativa é possível graças às medidas adotadas pelo governo de reestruturação dos espaços esportivos, o que inclui a reabertura das piscinas, aquecidas, cobertas e adaptadas”, sustentou o secretário de Esportes e Lazer, Alex Mognon.   

Moradora do bairro Cooperativa, a profissional de saúde Magali Soares, 51 anos, elogiou a iniciativa de São Bernardo e já recomendou a familiares. “Comecei no curso de iniciação à natação e agora estou evoluindo. Como faço plantão em hospital, consigo fazer por volta das 10h. Para mim, foi excelente em tudo, porque, inclusive, estava com problemas de saúde. Ajuda muito, a gente faz colegas. Vou inscrever também a minha filha, que tem bronquiolite.”

São mais de 200 vagas por dia para a natação espontânea. O agendamento de horário deve ser efetivado por meio do link https://www.cursosesportivossbc.com/. A partir do cadastro no site, os moradores terão direito a selecionar a marcação no centro esportivo do Baetão, na Avenida Armando Ítalo Setti, 901, Baeta Neves, ou no Crec (Centro Recreativo Esportivo e Cultural) da Paulicéia, situado na Rua Francisco Alves, 460. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 2630-7415 (WhatsApp). 

PERCA O MEDO – São Bernardo oferece também aulas para quem não sabe nadar e tem receio de entrar na água. É o projeto Perca o Medo de Nadar. A atividade, direcionada ao público com idade superior a 16 anos, trabalha na superação do medo de mergulhar na piscina, vivenciando a modalidade de natação. A iniciativa ocorre por meio de inscrições, e tem abertura de turmas periódicas durante o ano. O projeto se diferencia, no entanto, da iniciação, que tem atendimento a partir dos 7 anos, visando aulas para principiantes.

RECREAÇÃO – Outra modalidade de atividade esportiva disponibilizada em São Bernardo é a natação recreativa, no Crec Baetinha (Rua Bauru, 20, Baeta Neves). A ação funciona apenas para lazer e diversão, dentro do conceito que é realizado, por exemplo, em clubes particulares, aberta de terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 17h, sendo preciso somente um cadastro prévio, voltado a moradores.


A Secretaria de Esportes e Lazer tem as seguintes competências:

I   administrar e executar, diretamente, por meio de terceiros ou de forma associada, programas de incentivo à prática esportiva, amadora ou profissional e de atividades de lazer em espaços recreativos e do Município;

II   projetar e implantar a prática de atividades desportivas em represas, parques, áreas da Serra do Mar, museus, ou em outros setores ligados às atividades e, especialmente, na Cidade da Criança, Conjunto Vera Cruz e Parque Estoril, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; e

III   definir normas e critérios para o funcionamento dos centros de lazer, bem como de suas atividades, extensivos aos espaços públicos adequados à prática de lazer, potencializando estes recursos.