"De quem é o couro do tambor de cutia de guariba é o couro do tambor de quem é o couro do tambor de cutia de guariba é o couro do tamborde guariba de macaco é o couro do tambor." 

Trecho de Canto da Noite (um eren*), do povo Macuxi, de RoraimaBIBLIOTECA PÚBLICA LUGAR DE CONHECIMENTOS - PARTE 3 - COSMOVISÃO

O que é cosmovisão? É o conjunto de crenças, concepções, impressões, que são anteriores à reflexão, mais intuitivas que pensadas. É o jeito particular, próprio de perceber, de conceber o mundo. Parece algo óbvio, mas ao pensarmos no termo e olharmos ao nosso redor, começamos a entender a complexidade e a importância de sabermos mais sobre os diversos tipos de cosmovisão.

A cosmovisão é algo palpável, ela tem a ver com o modo pelo qual um determinado grupo de pessoas opera as coisas da vida, age, pensa e se relaciona com as questões filosóficas, religiosas e culturais de seu povo. A cosmovisão de um grupo de pessoas, que vive numa região cuja religião predominante é monoteísta (crença num deus único), difere da cosmovisão de outro grupo de pessoas, que vive numa região onde prevalece o politeísmo (crença em diversos deuses). Esse é apenas um exemplo. Há outros cruzamentos de pensamentos que determinam as diversas cosmovisões.

Como seria a cosmovisão dos povos originários do Brasil? Em primeiro lugar, devemos levar em consideração que existem vários povos originários no país, o que determina muitas diferenças na maneira de entender o mundo entre eles. Veja o que pensa o nosso escritor do mês, Ailton Krenak, sobre uma determinada cosmovisão indígena:

“Quando os índios falam que a Terra é nossa mãe, dizem ‘Eles são tão poéticos, que imagem mais bonita’. Isso não é poesia, é a nossa vida. Estamos colados no corpo da Terra. Somos terminal nervoso dela. Quando alguém fura, machuca ou arranha a Terra, desorganiza o nosso mundo.”

Um exemplo para tornar mais palpável essa associação dos corpos humanos com os diversos elementos da Natureza, é de como os povos originários lidam com a Arte: cada pintura, cada grafismo, o conjunto das expressões artísticas, estão para além de uma mera representação do meio ambiente e de seus elementos, pois animais, plantas e os próprios seres são um só ser, indivisível.

Quer saber mais sobre cosmovisão indígena? Abaixo seguem links de textos e vídeos para ampliar a sua visão sobre as diversas cosmovisões.

* Eren: palavra encantada, canto, história.

Links:
https://revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/9365

https://www.redalyc.org/jatsRepo/3231/323154737004/index.html

https://suplementopernambuco.com.br/in%C3%A9ditos/1838-o-choque-da-cosmovis%C3%A3o-ind%C3%ADgena.html

https://www.scielo.br/pdf/elbc/n53/2316-4018-elbc-53-291.pdf

https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/reconstrucao-cosmovisao-/

https://cimi.org.br/cosmovisao-indigena-e-modelo-de-desenvolvimento/

 

 

 

Acompanhe nossas redes sociais:

facebook       instagram       youtube