Os primeiros registros da música indígena no Brasil reportam ao século XVI com a chegada dos portugueses ao Brasil. O primeiro pesquisador a registrar a música indígena em pauta foi Jean Lery - missionário calvinista e estudante francês de Teologia -, entre 1557 e 1558, sendo os únicos relatos grafados dessa época as anotações da música tupinambá no História de Uma Viagem Feita na Terra do Brasil. 

BIBLIOTECA PÚBLICA LUGAR DE CONHECIMENTOS - PARTE 6: MÚSICA INDÍGENA - A maior parte dos povos indígenas associa sua música ao universo transcendente e mágico, completamente integrada à sua cosmovisão.

A maior parte dos povos indígenas associa sua música ao universo transcendente e mágico, ou seja, música completamente integrada à sua cosmovisão. A música indígena está fortemente presente nos rituais religiosos, ligados aos mitos fundadores e às tradições dos seus diversos povos. O próprio termo “música” é um conceito ocidental e que geralmente não tem correspondência nas sociedades indígenas. A pesquisadora Marilia Stein afirma que “música e aspectos sonoros da cultura guarani, na prática e no discurso verbal, sempre estão interligados a conceitos ligados à saúde, à cosmologia, à educação e à política”, o que é comum também entre outras etnias indígenas, os tupinambá inclusive.

Os colonizadores portugueses, através dos missionários jesuítas, escolheram de forma inequívoca a via cultural de dominação. A música foi um dos campos de disputa. Impor os cantos religiosos e os autos, ignorarando a música produzida e praticada pelos povos indígenas,  fez parte da dominação violenta. Os tupinambás eram um povo guerreiro; aliás, a guerra era um valor central para eles. O elemento de maior prestígio e virtude, para o homem, estava em ser um grande guerreiro. A expedição guerreira era acompanhada de uma comitiva de músicos, com instrumentos musicais e repertório próprio, que objetivavam elevar o moral da tropa tupinambá no momento de partida. O binômio guerra e música era parte de um todo.

Não há uma demonstração mais cristalina de que a cultura sempre foi um elemento de afirmação de identidade e singularidade dos povos. A música, a pintura, a oralidade, a arte como a condição primaz dessa condução.

 

Links:

https://bit.ly/3n8vNz4

https://bit.ly/3sGaCpb   

https://bit.ly/3xapTSF

https://bit.ly/3emsArz

 

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=2ZwQVttDlmA

https://www.youtube.com/watch?v=8cVMgY1VYEM

https://www.youtube.com/watch?v=I7fi3114AOs

 

 

 

Acompanhe nossas redes sociais:

facebook       instagram       youtube