Depois de cerca de 100 mil pessoas mortas nos conflitos, a Guerra dos Mil Dias se encaminhou para o seu fim em 1902, quando o governo ofereceu garantias aos liberais restantes para que esses aceitassem negociar a rendição. 

BIBLIOTECA PÚBLICA - Lugar de conhecimentos - Guerra dos Mil Dias (1899-1902) - Parte 3

Dessas negociações, estabeleceram-se acordos de paz: primeiramente o Tratado de Neerlandia, no departamento de Magdalena, assinado em 24 de outubro de 1902, com aprovação do governo e do general Rafael Uribe Uribe (representando os liberais).

O acordo que encerrou oficialmente a Guerra dos Mil Dias foi o Tratado de Wisconsin, em 21 de novembro de 1902. A assinatura pelos liberais e conservadores foi realizada no navio estadunidense USS Wisconsin. Os Estados Unidos intervieram em busca de conciliação, pois tinham interesse no departamento do Panamá, mais precisamente no istmo onde pretendiam fazer
uma ligação intraoceânica.

As consequências da Guerra dos Mil Dias foram, além da terrível quantidade de mortos, um país devastado e empobrecido e a perda do departamento do Panamá, que se tornou um país independente em novembro de 1903, com pronto reconhecimento pelos Estados Unidos, que viriam a construir o Canal do Panamá, que encurtou o trajeto entre os oceanos Pacífico e Atlântico e contribuiu para o desenvolvimento do comércio mundial.

O Canal do Panamá, inaugurado em 1914 (construído pelos Estados Unidos), pode ser considerado uma das maiores obras de engenharia da História, pois é um canal artificial de quase 80 quilômetros, com sistema de eclusas e barragens modernas à época da construção, que liga dois oceanos em diferentes níveis, e virou rota marítima estratégica mundial. Veja seu
funcionamento no vídeo a seguir:
https://www.bbc.com/portuguese/videos_e_fotos/2014/08/140815_datavispanama_ebc

Uma curiosidade sobre a construção do Canal do Panamá é a evolução da Medicina e da saúde pública. Os franceses tentaram construir o canal na década de 1880, mas não conseguiram, pois milhares de trabalhadores morreram de malária e febre amarela durante as obras.

A partir de 1904, os Estados Unidos conseguiram executar o projeto de construção, pois houve campanhas de controle das doenças (imunização e eliminação de vetores) e consequente diminuição de mortes e afastamentos de funcionários.

Referências:

https://bibliotecanacional.gov.co/es-co/proyectos-digitales/historia-de-colombia/libro/capitulo8.html

http://www.scielo.org.co/pdf/ojum/v10n20/v10n20a11.pdf

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/canal-do-panama.phtml

http://books.scielo.org/id/sv74c/pdf/magalhaes-9788575414798-04.pdf

 

 

Acompanhe nossas redes sociais:

facebook       instagram       youtube