O tempo é relativo então vamos de trás para frente na nossa história de hoje.

This is Major Tom to Ground Control 

I'm stepping through the door  

And I'm floating in a most peculiar way

           And the stars look very different today             

**

Aqui é o Major Tom para o Controle de Solo

Estou atravessando pela porta

E estou flutuando de uma maneira muito peculiar

E as estrelas parecem diferentes hoje

David Bowie, um astro da música mundial do século XX, lançou-se a essa carreira astronômica também a partir de Space Oddity, primeira aparição de sua personagem major Tom. Inspirado que foi pelo filme 2001, uma Odisseia no Espaço (1) pedimos licença para abrir nossa postagem de hoje com um trecho de sua letra, pois vamos falar um pouquinho sobre como a astronomia e a física inspiraram algumas das obras de arte mais importantes do século.

Einstein e Picasso, cada um à sua maneira e paralelamente apresentam ao mundo uma questão fundamental, inclusive para a astronomia: a natureza do espaço e do tempo, e, sobretudo a simultaneidade. Tanto o cubismo na arte, quanto a Teoria da Relatividade na física, expressavam fenômenos sobre os quais os astrônomos se debruçaram para tentar entender o universo, como a relação entre massa (gravidade) e as possibilidades de curvar às dimensões do espaço e do tempo. Nesse sentido as célebres obras a equação E=mc2 (1905) e a Les Demoiselles de Avignon (1907) seguem na mesma direção. (2)

 

Antes de Picasso, Van Gogh, pintor pós-impressionista, pintava no final do século XIX paisagens noturnas e costumava dizer que as cores da noite eram muito superiores às do dia. Em uma série de pinturas, Van Gogh compunha o céu com diversos corpos celestes e, quase cem anos depois, astrônomos curiosos foram capazes de perceber que, mesmo sem um conhecimento acadêmico na área, a capacidade de observação do pintor o permitia identificar e pintar os astros segundo sua natureza, se eram estrelas ou planetas, por exemplo (3), como no caso da obra O Cipreste e a estrela (1890), por exemplo. Uma das formas de acompanharmos tal percepção se deu também a partir da utilização de cartas celestes eletrônicas e gratuitas existentes e acessíveis na internet hoje(4).

 

E isso nos traz de volta para o presente. Se começamos nos inspirando com um ídolo da música pop, encerramos falando da popularização da astronomia pela internet e aplicativos. Muitos de nós gostamos de observar o céu, fotografar a Lua e, muitas vezes, ficamos curiosos por saber se o que estamos vendo é uma estrela ou um planeta. Hoje existem inclusive uma série de aplicativos que nos traduzem o céu que estamos vendo em nossos celulares, basta procurar em suas galerias de apps. A NASA, Agência Espacial Norte Americana é pioneira na criação de apps de divulgação de suas explorações e pesquisas espaciais também. No Brasil, o Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência tem um trabalho de divulgação científica voltado para crianças, com material educativo no formato de HQ (5)

Mas o espaço e suas estrelas não povoavam somente o universo pop fora do Brasil. Aqui, nossos Mutantes também estavam olhando para o céu e compondo. Como na música “2001”.


Eu quase posso falar
A minha vida é que grita
Emprenha se reproduz
Na velocidade da luz
A cor do sol me compõe
O mar azul me dissolve
A equação me propõe
Computador me resolve
(ZÉ; LEE, 1969)

 

E para encerrar nosso primeiro ciclo, no sábado traremos informações sobre canais de divulgação cientifica no YouTube e nas redes sociais, bem como cursos à distância gratuitos de astronomia oferecidos pelas melhores universidades püblicas brasileiras.

1 - sobre a relação entre música e a divulgação de astronomia na educação temos o estudo abaixo e também referência sobre as inspirações de Bowie dos Mutantes:

https://bit.ly/3gcjSLE

https://bit.ly/3glLnmr

2 - o portal Scielo, sigla para The Scientific Electronic Library Online, é uma biblioteca digital, com uma coleção selecionada de diversos artigos e jornais científicos brasileiros, mantida pela FAPESP, é um repositório seguro para a consulta de produções cientificas.

https://bit.ly/2NCbyJb

3 - O GEDAI – Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi, está ligado aos CEFTs de Minas Gerais e trabalha com a extensão de ensino e divulgação de astronomia também para a comunidade em geral.

https://bit.ly/31tSAfF

4- No caso do artigo citado acima, a carta usada está no portal Stellarium, um portal gratuito, mas que está em inglês.

http://stellarium.org

5 - o Site do Observatório Nacional do Rio de Janeiro também é bem interessante para consultas

https://www.on.br/index.php/pt-br/

https://bit.ly/38n1Xj3

Quer ouvir as músicas?
David Bowie, Space Oddity
Os Mutantes, 2001.

 

IMAGENS:
GOGH, Van. Estrada com Cipreste e Estrela, 1890.

GOGH, Van. Noite Estrelada sobre o Ródano 1888.

PICASSO, Pablo. Les Demoiselles de Avignon, 1907.

PICASSO, Pablo. Guernica, 1937.

 

 

 

Acompanhe nossas redes sociais:

facebook       instagram       youtube