Voltar

Ginásio Poliesportivo de São Bernardo será sede pela 1ª vez do Cheerfest

Ginásio Poliesportivo de São Bernardo será sede pela 1ª vez do Cheerfest

30 de Nov de 2023 Fábio Martins

Febre no País, torneio esportivo, marcado para esse fim de semana, é considerado a maior da modalidade de líder de torcida do Brasil

A cidade de São Bernardo irá entrar pela primeira vez na rota da febre Cheerfest, considerado o maior torneio da modalidade esportiva de líder de torcida do Brasil. Serão mais de 130 equipes participantes no campeonato, de vários Estados. A edição deste ano da competição vai ocorrer neste sábado (02/12) e domingo (03/12), a partir das 8h, nas dependências do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta), graças à estrutura e capacidade do local para abrigar grandes eventos.

Será a 11ª edição do torneio, com registros anuais de avanço da atividade no País e sucesso, principalmente, entre o público teen. Com apoio da Prefeitura, o evento de cheerleading permitirá a participação de crianças e jovens a partir dos 6 anos, dividido por categorias. O Comitê Olímpico Internacional (COI), reconheceu, em 2016, o cheerleading como um esporte, passo inicial para que a modalidade possa compor os Jogos Olímpicos. 

“Um evento enorme que São Bernardo, mais uma vez, será palco por conta de sua infraestrutura, o nosso Ginásio Poliesportivo é referência na América Latina. É torneio que já possui credenciais. O cheerleading tem expandido muito no País, especialmente depois do reconhecimento do COI como uma modalidade esportiva. Isso despertou a atenção, e importante por inserir o esporte e a atividade física em destaque para a juventude”, sustentou o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Alex Mognon.

Nas Olimpíadas de 2028, que serão sediadas em Los Angeles, nos Estados Unidos, há a expectativa de que o cheer, como é popularmente conhecido, se torne um esporte olímpico. Apesar desta previsão, existem outras modalidades também na disputa, como críquete, lacrosse e flag football, concorrentes na fila pelo anúncio sobre qual será o próximo escolhido para integrar a grade de modalidades do evento.

O Cheerfest em São Bernardo contará com premiação, desde troféus a medalhas. Em franco crescimento em âmbito nacional, a modalidade, ligada à animação de torcida, trabalha flexibilidade, força, agilidade e ritmo dos atletas, historicamente tradicional nas escolas e universidades norte-americanas, colocando sob avaliação técnica a criatividade e performance das equipes. 

INGRESSO - A entrada para espectadores e atletas é de 1kg de alimento não-perecível. Toda arrecadação do evento será doada para entidades filantrópicas da cidade.


A Secretaria de Esportes e Lazer tem as seguintes competências:

I   administrar e executar, diretamente, por meio de terceiros ou de forma associada, programas de incentivo à prática esportiva, amadora ou profissional e de atividades de lazer em espaços recreativos e do Município;

II   projetar e implantar a prática de atividades desportivas em represas, parques, áreas da Serra do Mar, museus, ou em outros setores ligados às atividades e, especialmente, na Cidade da Criança, Conjunto Vera Cruz e Parque Estoril, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; e

III   definir normas e critérios para o funcionamento dos centros de lazer, bem como de suas atividades, extensivos aos espaços públicos adequados à prática de lazer, potencializando estes recursos.