Voltar

São Bernardo faz garimpo de talentos do judô no Centro de Excelência Esportiva

São Bernardo faz garimpo de talentos do judô no Centro de Excelência Esportiva

17 de Nov de 2023 Fabio Martins

Seletiva da modalidade, com inscrições abertas, será realizada no começo de dezembro nas dependências da Arena Olímpica, visando formar grupo para 2024

Responsável pela formação de atletas de alto rendimento com potencial de medalhas em competições nacionais e internacionais, o Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo, sediado na Arena Olímpica, fará nova edição de garimpo de talentos do judô, residentes ou não na cidade. O equipamento será palco de grande seletiva da modalidade, nos dias 8 e 9 de dezembro (sexta-feira e sábado), para escolha de jovens que irão compor o grupo do projeto a partir de 2024, em iniciativa da Prefeitura, gerida por Orlando Morando, com o governo do Estado.

A seletiva, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer, se dá mediante inscrição prévia, já aberta aos judocas interessados. O processo inclui as classes sub-18 e sub-21, entre masculino e feminino, nascidos de 2004 a 2009, com graduação mínima de faixa roxa para masculino e faixa verde ao feminino. As vagas se limitam aos 70 primeiros inscritos avalizados por corpo de treinadores – comissão analisa cadastro e currículo esportivo. Serão oferecidos aos participantes, no período da seletiva, alojamento e alimentação.  

“Temos um espaço de ponta que servirá, mais uma vez, para seleção de judocas de alta performance com o objetivo de formar novas gerações de campeões, no esporte e na vida. Esporte transforma trajetórias de vida. Muitos atletas virão para a seletiva para o treinamento e aperfeiçoamento da modalidade, colocando como destaque concretizar um sonho de disputar grandes competições e conquistar medalhas pelo País”, salientou o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Alex Mognon.

Entre os benefícios concedidos aos atletas selecionados para o projeto estão acompanhamento de técnicos de notórios conhecimentos na modalidade – para treinamento em período integral -, além de equipe multidisciplinar composta por psicólogo, fisioterapeuta e assistente social. O programa prevê ainda alojamento no próprio complexo (somente para residentes) e materiais esportivos (kimono, agasalho, camiseta e kit passeio), bem como alimentação completa (café da manhã, almoço, lanche e jantar) - auxílio também se estende a não residentes. 

SELETIVA - Em caso de aprovação da inscrição, validada via e-mail ou telefone, o atleta deve se apresentar no primeiro dia da seletiva das 8h às 11h, nas dependências da unidade, localizada na Rua Tiradentes, 1.845, Vila do Tanque. Na ocasião, é necessário levar kimono e roupas apropriadas para atividades físicas, como tênis, shorts e camiseta. O resultado final, com o nome dos selecionados, será disponibilizado até 29 de dezembro.

PARTICIPAÇÃO – Voltadas ao alto rendimento, as vagas para participação na seletiva, portanto, são limitadas. Os interessados devem se inscrever até a data limite do dia 4 de dezembro (segunda-feira), por meio do link: https://forms.gle/qYZqV4Bg4FpJ17Pj7. 

EXCELÊNCIA - O Centro de Excelência é coordenado pela Prefeitura de São Bernardo em convênio com o governo de São Paulo. Para a manutenção do programa, o Estado tem investido cerca de R$ 4,4 milhões, destinados ao custeio para a formação de 140 atletas (sendo 70 do judô e 70 do atletismo), com idade entre 15 e 21 anos.


A Secretaria de Esportes e Lazer tem as seguintes competências:

I   administrar e executar, diretamente, por meio de terceiros ou de forma associada, programas de incentivo à prática esportiva, amadora ou profissional e de atividades de lazer em espaços recreativos e do Município;

II   projetar e implantar a prática de atividades desportivas em represas, parques, áreas da Serra do Mar, museus, ou em outros setores ligados às atividades e, especialmente, na Cidade da Criança, Conjunto Vera Cruz e Parque Estoril, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; e

III   definir normas e critérios para o funcionamento dos centros de lazer, bem como de suas atividades, extensivos aos espaços públicos adequados à prática de lazer, potencializando estes recursos.