São Bernardo do Campo possui diversos prédios e monumentos tombados que fazem parte do patrimônio cultural da cidade. Além desses atrativos, que chamam a atenção pela riqueza de detalhes e pelo valor histórico e cultural que possuem, São Bernardo do Campo oferece cultura diversificada em seus espaços para teatro, dança e música.
CÂMARA DE CULTURA
Um dos mais importantes territórios da arte e da cultura da cidade, a Câmara de Cultura Antonino Assumpção já foi sede do Poder Legislativo e também gabinete do prefeito. Atualmente ela é utilizada como espaço para exposições, oficinas e apresentações.
Aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e sábado, das 9h às 18h
R. Marechal Deodoro, 1.325, Centro
PINACOTECA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Trata-se do maior espaço de exposição permanente de arte contemporânea do Grande ABC, com quatro espaços expositivos, um jardim de esculturas, auditório, uma biblioteca de arte, salas multiuso e laboratório de fotografia. Dispõe de mais de 1.500 obras de quinhentos e setenta e cinco artistas nacionais e internacionais.
Aberta de terça a sábado, das 9h às 17h. Excepcionalmente às quintas-feitas, aberta até às 20h30.
Rua Kara, 105, Jardim do Mar
ESTÚDIOS E PAVILHÕES DE SÃO BERNARDO
Onde foram filmadas importantes obras do cinema brasileiro, com destaque para Sai da Frente, primeiro longa-metragem de Mazzaropi, Sinhá Moça e O Pagador de Promessas. Atualmente, o estúdio é palco de produções, como o reality show gastronômico MasterChef, da Band, e o quadro The Wall, do Domingão com Huck, da Globo.
Av. Lucas Nogueira Garcez, 856, Centro
CASARÃO DO PARQUE CHÁCARA SILVESTRE
O histórico casarão foi residência de veraneio de Wallace Simonsen, um dos líderes do movimento de emancipação de São Bernardo, em 1944, e o primeiro prefeito da cidade, entre 1945 e 1947. O casarão é aberto ao público aos domingos para visita. Clique aqui e saiba mais
Avenida Wallace Simonsen, 1.800, Bairro Nova Petrópolis