Prefeitura dá início às obras do novo Centro Integrado de Monitoramento

08 de Mai de 2024 Natália Fernandes

Serviço, que reúne GCM, SAMU, Trânsito e Defesa Civil, passará a funcionar no Paço de São Bernardo em estrutura mais ampla e moderna mediante investimento de R$ 18,4 milhões

Em mais uma ação de reforço da segurança no município, a Prefeitura de São Bernardo iniciou as obras para reforma e adequação do novo Centro Integrado de Monitoramento (CIM). O equipamento passará a funcionar no Paço Municipal, com estrutura mais ampla e moderna, a partir de investimento de R$ 18,4 milhões. Com atuação durante 24 horas por dia, o serviço reúne segurança urbana, trânsito, profissionais da saúde e Defesa Civil numa estratégia de agilizar e qualificar o monitoramento, vigilância e atendimento da população.

PRONTA RESPOSTA – Após o período de obras físicas, o Centro Integrado de Monitoramento migrará da Avenida Redenção, 100, Centro, para o 16º e 17º andares do prédio da Prefeitura, em área de aproximadamente 880 metros quadrados. O novo espaço contará com 59 operadores, entre guardas civis, médicos, atendentes e operadores de tráfego, permitindo o aprimoramento das atividades de vigilância eletrônica, atendimento médico de urgência, monitoramento de tráfego e pronta resposta para catástrofes.

OBSERVATÓRIO – O novo CIM contará, ainda, com um Observatório de Segurança, importante ferramenta de análise dos dados sobre segurança urbana, segurança viária, indicadores de atendimento de urgência e emergência. Também será criada nova Sala de Situação destinada a reuniões, com acesso às câmeras de monitoramento e aos sistemas de atendimento e despacho do Centro Integrado de Monitoramento.