Asset Publisher Asset Publisher

Serviço público ganha com a dedicação das mulheres

08 de Mrz de 2015 Niceia de Freitas
Elas ocupam 71% das vagas na Prefeitura de São Bernardo

O bom andamento dos serviços públicos em São Bernardo do Campo passa, sobretudo, pelas mãos das mulheres, que ocupam a maior parte das vagas na Administração. Afinal, o número de servidoras contratadas pela Prefeitura representa nada menos do que 71% do quadro total, de 14.231 funcionários: são 10.044 mulheres e 4.187 homens. A concentração se dá principalmente na área da Educação, onde elas ocupam 7.423 postos.

O quadro reflete o que apontam os dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), último levantamento consolidado do órgão. Segundo os números fechados naquele ano, a população de São Bernardo chegava a 765.463 moradores, sendo 369.626 mulheres.

Como moradora da cidade e parte do quadro na área de Educação, Marlene Galdino Mourão Cristiani, diretora da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Cora Coralina, é uma das servidoras mais antigas e tem na sua contratação uma data marcante. Participou da segunda seleção pública da rede de ensino e foi aprovada. Por coincidência, foi chamada para se apresentar na Prefeitura no mesmo dia do seu casamento, em 22 de fevereiro de 1980. E se diz “casada com a Prefeitura”. Segundo Marlene, “o casamento” vai bem e feliz. “Adoro a rede”, afirma.

Aos 58 anos, dos quais 35 anos na rede, Marlene lembra que começou como professora auxiliar na então Escola Municipal Padre José Maurício, hoje a Emeb Luiz de Azevedo, no Jardim Calux, até ser escolhida para dirigir uma das unidades. “Na época era uma escolinha de madeira”, comenta, para logo em seguida dizer que está há 27 anos na Emeb Cora Coralina. Não por acaso, se considera parte do desenvolvimento da escola. Entre várias ações, participou da reivindicação pela construção da unidade em alvenaria e pela eleição da escolha do nome. Há três anos, poderia estar aposentada, mas prefere continuar na ativa e acredita que ainda tem muito a contribuir.

Fundamental -- Para a secretária de Educação  a presença da mulher é importante na formação dos alunos, e lembra que historicamente a área esteve sob o domínio das mulheres, no bom sentido. “É um público fundamental na educação das crianças, jovens e adultos e na construção do conhecimento da cidade e do País”, disse.

O predomínio de mulheres na Prefeitura é reflexo do avanço da mulher no mercado de trabalho, segundo o diretor do departamento de Gestão de Pessoas Roberto Rusticci. E em algumas áreas elas se sobressaem, como na Saúde e Educação. “A disputa com os homens é de igual para igual, pois hoje há mulheres engenheiras, advogadas entre tantas outras profissões”, comentou. Das 24 secretarias da Prefeitura, sete são comandadas por mulheres.