Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo apresenta Campanha de Inverno 2024

10 de touko de 2024 Vivian Rossi
Diferencial neste ano é a escolha de cinco mascotes “A turma do calorzinho”, que se juntam para combater o frio na cidade; ação se estende até o próximo dia 1º de agosto

Com o anúncio dos cinco vencedores do concurso de desenhos, a Prefeitura de São Bernardo, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), apresentou na noite desta quinta-feira (9/5) a Campanha de Inverno 2024, que irá arrecadar roupas de frio e cobertores, tanto novos quanto usados, em bom estado de conservação, até 1º de agosto. Serão disponibilizados mais de 500 pontos de coleta pela cidade, em prédios públicos municipais, além de parcerias com empresas e comércios.

A novidade deste ano é a presença da turma do calorzinho, composta pelas cinco mascotes vencedoras do chamamento cultural realizado entre estudantes de escolas públicas e privadas de São Bernardo, matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Bernardo Matos de Araujo, do 1º ano da EMEB Senador Teotônio Vilela, desenhou o Lucas; Ana Juli Ricordi Godoi, do 2º ano da EMEB Prof. Cassiano Faria, criou o Girassol; Giovana de Deus Souza, do 3º ano da EMEB Bosko Preradovic, desenhou a Super Lili; Caio Naoki Tanaka, do 4º ano do Colégio Harmonia, criou o Lucas; e Murilo Magnusson Moreira, do 5º ano da EMEB Helena Zanfelici da Silva, deu vida ao Rustiquinho.

Todas as peças de inverno recebidas na campanha serão repassadas para entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social, que atuarão como pontos de triagem e distribuição dos itens arrecadados nas comunidades onde estão inseridas. Desde 2017, mais de 700 mil itens foram arrecadados e distribuídos pela campanha.

VENCEDORES – Os vencedores de cada categoria foram premiados, assim como seus professores orientadores e as unidades de ensino onde estão matriculados. Bernardo, que desenhou o Lucas, recebeu uma festa de aniversário em buffet para 30 convidados. Ana Juli Ricordi Godoi e Giovana de Deus Souza, criadoras do Girassol e da Super Lili, respectivamente, receberam um tablet cada. Caio Naoki Tanaka e Murilo Magnusson Moreira ganharam um celular cada um, por suas mascotes, Lucas e Rustiquinho. Todos os alunos ganhadores também receberam um curso de desenho e um kit de artes.

Os professores orientadores foram contemplados com um voucher de R$ 100 para a compra de livros didáticos e um cartão presente de R$ 200 para o restaurante Paris 6 Bistrô. As escolas campeãs nas categorias do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental terão direito a uma apresentação de circo. Já as unidades vencedoras dos 3º, 4º e 5º anos ganharão um dia com brinquedos infláveis.

RECONHECIMENTO – No ano passado, o vencedor foi a mascote Pingo, um boneco de neve solidário desenhado pelo aluno Fabrício Teófilo Garcia, da EMEB Escritor Júlio Atlas. A Campanha de Inverno de 2022 teve como ícone A Mimir, criado por Raul Brianez de Mesquita, aluno do Colégio Viva Vida. Um ano antes, a mascote A Curinha, criada por Igor Michael de Oliveira Reis, aluno da EMEB Aldino Pinotti, foi a escolhida. Em 2019, foi a vez do Luck, desenhado por Isabella Cavalcante Ribeiro, da EMEB Helena Zanfelici da Silva, e, em 2018, o desenho escolhido foi o Bob Agasalho, criado pelo aluno Lucas Bispo dos Santos, da EMEB Professora Nádia Aparecida Issa Pina. Em 2020, o chamamento precisou ser suspenso devido à pandemia.

COMO PARTICIPAR – Para doar à Campanha de Inverno 2024, basta ir a um dos pontos de arrecadação listados no site do Fundo Social de Solidariedade (https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/fss). Serão aceitos itens de inverno, como calças, blusas, agasalhos, cobertores novos e peças usadas em bom estado de conservação. Empresas e comércios interessados em atuar como ponto de recebimento de doações também podem solicitar o envio de caixas pelo site do FSS.