Sisältöjulkaisija Sisältöjulkaisija

Prefeito assina alvará que libera demolição do Best Shopping

12 de kesä de 2015 Marco Borba
Previsão é que prédio, abandonado há 15 anos, comece a ser derrubado a partir da próxima semana

O Prefeito de São Bernardo assinou nesta sexta-feira (12) o alvará que autoriza a demolição do Best Shopping, na Chácara Inglesa, abandonado há 15 anos. O documento foi entregue ao advogado e administrador do condomínio, Marco Alexandre. A previsão é de que a demolição seja iniciada a partir da próxima semana e dure entre 30 e 40 dias. Estima-se que entre 600 e 800 caminhões de entulho sejam retirados do local, que já se encontra com tapumes.

“Na segunda-feira vou conversar com a demolidora. A intenção é que seja iniciada de imediato, já na próxima semana”, disse Alexandre, segundo quem o custo da demolição e envio do entulho para uma área de descarte ficará em torno de R$ 2 milhões. O custo será arcado pelos proprietários da área.

Inaugurado em 1987, o shopping ficou aberto por 12 anos e faliu em função da inadimplência dos proprietários. Os lojistas eram donos das próprias unidades, o que dificultou e postergou possíveis soluções para o antigo empreendimento. Em 2011 foi iniciado o processo de unificação das matrículas, o que permitiu a tomada de decisões para resolver o problema do imóvel.

O prefeito lembrou que, desde a criação de seu programa de governo, em 2008, tinha planos para solucionar essa pendência. “Era uma das feridas na cidade. Sabíamos que seria um processo lento, por envolver várias famílias e tratar-se de massa falida. Não queríamos fazer a desapropriação para não onerar os cofres públicos. Achamos que a iniciativa privada deveria resolver isso. Felizmente está caminhando e espero que logo se dê uma definição para aquela área, de modo que não continue vazia.”

Marco Alexandre afirmou ainda não ter uma definição de uso para a área, de cerca de 8 mil m². “Ainda não tenho a propriedade plena do imóvel. Ao todo são 162 matrículas e 222 famílias proprietárias de cada uma das lojas que havia. Só faltam quatro matrículas para que possamos definir tudo e ter uma matrícula única. Assim poderemos dar uma destinação para aquele imóvel.”

Ainda segundo o administrador, por estar em uma área de uso misto, o terreno não poderá ser usado em sua totalidade para a construção de moradias.

Os moradores comemoram o fim do drama, já que nos últimos anos o local vinha sendo usado para descarte irregular de lixo e abrigava mendigos e usuários de drogas. “O empenho da Prefeitura para ajudar a resolver a questão representa um alívio. Era uma área degradada, tinha muitos ratos e baratas e havia o risco de dengue por causa da água parada. Nosso pesadelo está perto do fim”, disse o aposentado Miguel Namura Bueno, 72 anos, que mora atrás do antigo shopping.