Sisältöjulkaisija Sisältöjulkaisija

Projeto sobre Atenção Básica de SBC é destaque em encontro de prefeitos

09 de huhti de 2015 Helder Coelho
No encontro, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos, foi apresentado documento premiado que norteia a Atenção Básica de Saúde

As estratégias de gestão da Atenção Básica adotadas em São Bernardo foram apresentadas nesta quarta-feira (8)  pela secretária de Saúde do município em encontro promovido pela Frente Nacional de Prefeitos em Brasília.

A base da exposição foi o “Documento Norteador da Atenção Básica como Estratégia de Gestão”, projeto que recebeu o Prêmio David Capistrano no XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado em Campos do Jordão de 18 a 20 de março. O prêmio é concedido às boas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a secretária, o documento é uma ferramenta de gestão destinada a orientar os trabalhadores da Atenção Básica sobre os princípios do SUS de modo a garantir que essas diretrizes sejam adequadas à realidade do município e tenham como resultado a melhoria do acesso à saúde e do cuidado prestado à população.

No início deste ano, o documento foi discutido em profundidade por todos os gerentes das unidades básicas de saúde de São Bernardo. O acompanhamento das famílias nos territórios, o monitoramento dos indicadores de saúde e o acolhimento aos usuários foram alguns dos temas debatidos.

Para a secretária de Saúde, “o documento norteador da Atenção Básica permite que os gerentes das unidades se apropriem das diretrizes de gestão da saúde, o que é fundamental para a construção de um novo modelo de assistência à saúde, que seja centrado no usuário e leve em conta todo o contexto familiar e social da população”.

O Encontro da Frente Nacional de Prefeitos teve início na terça-feira (7) e será encerrado nesta quinta-feira (9) com a presença da presidente Dilma Rousseff.