Tartalom megjelenítő Tartalom megjelenítő

CEU Celso Daniel recebe espetáculo “Os Saltimbancos”

13 de aug. de 2015 Marco Borba
Encenação em “caminhão palco” é feita por alunos do núcleo de teatro Contando História, da Fundação Criança

O Centro Educacional Unificado (CEU) Celso Daniel recebe neste sábado (15) o “caminhão palco” do programa ‘Garoto Cidadão Circula Brasil’, que desde o dia 5 está na cidade apresentando o espetáculo ‘Os Saltimbancos’, encenado por alunos do núcleo de teatro Contando História, da Fundação Criança. A peça é inspirada em musical homônimo que fez sucesso nos anos 1970 – com canções de Chico Buarque – e também no conto “Os Músicos de Bremen”, alegoria política na qual o burro representa os trabalhadores do campo; a galinha, a classe operária; o cachorro, os militares; e a gata, os artistas.

A apresentação será às 15 horas. No entanto, o caminhão ficará no local das 9h às 16h já que alunos da escola farão apresentações do programa ‘A Música da Gente’, através do qual a garotada recebe orientações sobre a construção de instrumentos, alfabetização musical, ouve diversos estilos musicais, e realiza atividades como jogos sonoros, brincadeiras de mão, interpretação vocal e instrumental, além de improvisação e criação de músicas de diferentes estilos.

O programa ‘A Música da Gente’, parceria da Secretaria de Educação com a empresa Scania, visa desenvolver a musicalidade dos participantes.

Já o ‘Garoto Cidadão Circula Brasil’, da Fundação CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), circula o país acolhendo manifestações artísticas que sejam referência nas cidades por onde passa. O objetivo é colaborar com a formação continuada dos educandos.

Espetáculo – Em “Os Músicos de Bremen”, que também tem apoio da Scania, os quatro animais sonhavam em deixar o campo e ir para a cidade de Bremen, espécie de refúgio para os oprimidos de toda a Alemanha. Lá se tornariam músicos, mudariam seus destinos e buscariam um novo sentido para a vida.

Todos os integrantes do núcleo de teatro – jovens e adolescentes com idades entre 15 e 18 anos – estão inseridos nos programas sociais da Fundação e já possuem certa experiência nos tablados. No primeiro semestre deste ano, encenaram a peça “Vasilisa, a Bela e a Megera Baba Yaga”, versão russa do conto infantil Cinderela. No ano passado, o grupo levou para os palcos a peça “Sherazade Conta Aladdin”.

Os “Saltimbancos” estreou no dia 31 julho. A partir da próxima semana a peça será exibida, até dezembro, as quartas e sextas (manhã e tarde), apenas no teatro da Fundação Criança (Rua Francisco Visenteiner, 800, Bairro Assunção), para crianças de escolas municipais.

Contando História – O núcleo de teatro é uma das ações do programa ‘Contando História’, que tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária por meio de atividades que estimulam a convivência social e buscam abordar questões relevantes sobre a juventude, contribuindo na construção de novos conhecimentos.

A iniciativa oferece vivências teóricas e práticas em ações de cidadania por meio da arte e da cultura, atendendo também a missão de promover, defender e garantir os direitos humanos de crianças e adolescentes.

Serviço – Apresentação da peça “Os Saltimbancos” no CEU Celso Daniel (Rua Centauro, 190, Bairro Cooperativa). Como o caminhão ficará estacionado do lado de fora da unidade escolar, a apresentação será livre ao público.