Tartalom megjelenítő Tartalom megjelenítő

Obras no Jardim das Oliveiras avançam no Grande Alvarenga

28 de dec. de 2023 Leandro Baldini

Pacote de intervenções segue em plena execução pela região; investimento é de aproximadamente R$ 40 milhões para a descontaminação do solo, pavimentação de vias, drenagem e instalação de rede coletora de esgoto

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, realizou, nesta quinta-feira (28/12), vistoria no Jardim das Oliveiras, no Grande Alvarenga, que recebe um pacote de intervenções de serviços de infraestrutura de quase R$ 40 milhões em investimentos para a descontaminação do solo, pavimentação de vias, com qualificação do entorno, drenagem e instalação de rede coletora de esgoto.

A região, que abrigou no passado área para descarte irregular de resíduos, segue com os serviços ininterruptos para a conclusão até o fim de 2024. Até o momento, a descontaminação do solo já ultrapassou o índice de 80% e o projeto já atingiu também mais da metade das ruas asfaltadas (20 vias no total), com complemento das calçadas, guias e sarjetas – o projeto envolve 4 quilômetros de extensão qualificados, sob coordenação da secretaria de Transportes e Vias Públicas.

“Hoje estou aqui no Jardim das Oliveiras, região com aproximadamente 30 anos. Muitos prefeitos passaram por São Bernardo neste período, mas ninguém teve a coragem de enfrentar o problema. Além de um amplo investimento em infraestrutura, era necessário realizar intervenções de descontaminação do solo. O nosso compromisso é seguir trabalhando e até o fim da gestão estará tudo revitalizado”, destacou o prefeito Orlando Morando.

SOLUÇÃO – O sistema de extração de vapores deve operar por no mínimo cinco anos. Juntamente com a operação, estará em andamento um Programa de Monitoramento de Gases, o qual avaliará a eficiência providenciada para a descontaminação do solo.

INTERVENÇÕES – Em números, a transformação do Jardim das Oliveiras prevê, além da pavimentação por meio do Programa Asfalto Novo, a instalação de 1.000 metros de nova drenagem, 11 mil metros de nova rede de esgoto, 7.500 metros de guias e sarjetas, bem como a descontaminação de área equivalente a 16.500 m³ de troca de solo.