Tartalom megjelenítő Tartalom megjelenítő

 
Vissza

Obras no Jardim das Oliveiras avançam no Grande Alvarenga

Obras no Jardim das Oliveiras avançam no Grande Alvarenga

28 de dec. de 2023 Leandro Baldini

Pacote de intervenções segue em plena execução pela região; investimento é de aproximadamente R$ 40 milhões para a descontaminação do solo, pavimentação de vias, drenagem e instalação de rede coletora de esgoto

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, realizou, nesta quinta-feira (28/12), vistoria no Jardim das Oliveiras, no Grande Alvarenga, que recebe um pacote de intervenções de serviços de infraestrutura de quase R$ 40 milhões em investimentos para a descontaminação do solo, pavimentação de vias, com qualificação do entorno, drenagem e instalação de rede coletora de esgoto.

A região, que abrigou no passado área para descarte irregular de resíduos, segue com os serviços ininterruptos para a conclusão até o fim de 2024. Até o momento, a descontaminação do solo já ultrapassou o índice de 80% e o projeto já atingiu também mais da metade das ruas asfaltadas (20 vias no total), com complemento das calçadas, guias e sarjetas – o projeto envolve 4 quilômetros de extensão qualificados, sob coordenação da secretaria de Transportes e Vias Públicas.

“Hoje estou aqui no Jardim das Oliveiras, região com aproximadamente 30 anos. Muitos prefeitos passaram por São Bernardo neste período, mas ninguém teve a coragem de enfrentar o problema. Além de um amplo investimento em infraestrutura, era necessário realizar intervenções de descontaminação do solo. O nosso compromisso é seguir trabalhando e até o fim da gestão estará tudo revitalizado”, destacou o prefeito Orlando Morando.

SOLUÇÃO – O sistema de extração de vapores deve operar por no mínimo cinco anos. Juntamente com a operação, estará em andamento um Programa de Monitoramento de Gases, o qual avaliará a eficiência providenciada para a descontaminação do solo.

INTERVENÇÕES – Em números, a transformação do Jardim das Oliveiras prevê, além da pavimentação por meio do Programa Asfalto Novo, a instalação de 1.000 metros de nova drenagem, 11 mil metros de nova rede de esgoto, 7.500 metros de guias e sarjetas, bem como a descontaminação de área equivalente a 16.500 m³ de troca de solo.