מוציא לאור של הנכס מוציא לאור של הנכס

Prefeito apresenta Plano Plurianual Participativo na Assembleia Legislativa

15 de מרץ de 2012 Vinícius Dominichelli
O prefeito de São Bernardo do Campo apresentou nesta quinta-feira (14/3), durante o 1º Seminário e Exposição dos Projetos Bem-Sucedidos das Prefeituras Petistas, a experiência de São Bernardo na implementação do Plano Plurianual Participativo (PPA). O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo.
O prefeito , que participou da mesa Gestão Pública, Orçamento Participativo e Transparência, explicou como São Bernardo conseguiu fazer do Plano Plurianual, que define as prioridades do governo pelo período de quatro anos, mais um instrumento de participação dos moradores na gestão da cidade. Realizado em 2009 em São Bernardo, o documento do PPA foi elaborado consultando a população em 29 plenárias realizadas em diferentes regiões do município.
"No início do nosso governo constatamos que era preciso aumentar a participação da população na gestão da cidade. Nas plenárias que promovemos no município em 2009 para a elaboração do Plano Plurianual participaram cerca de 15 mil pessoas. Dessa forma, consolidamos as diretrizes que permitiram elaborar o PPA para o período de 2010-2013", afirma o prefeito.
Durante sua palestra,  ainda apresentou diversas realizações da Prefeitura que foram resultado da participação e de demandas da população. Na Saúde, por exemplo, o chefe do Executivo destacou a construção do Hospital de Clínicas, em obras, das nove Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), das quais seis já foram entregues, bem como a reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e construção de novas unidades.
Na Habitação, o prefeito ressaltou o orçamento destinado ao setor na cidade, aproximadamente R$ 1 bilhão, além da meta de construção de 7.307 moradias populares. Outro importante projeto realizado foi o Plano Municipal de Redução de Riscos, que mapeou 95 áreas de risco e realizou a remoção de cerca de 1,5 mil famílias que viviam em situação precária.
Após apresentar avanços da cidade em Transporte e Trânsito, Infraestrutura, Esportes e outras áreas, o prefeito também apontou o investimento na Educação, cuja meta é a criação de 17.628 novas vagas em creches e escolas e a construção de sete Centros Educacionais Unificados (CEUs).