מוציא לאור של הנכס מוציא לאור של הנכס

חזרה

Campanha de São Bernardo efetiva 245 toneladas em doações ao Rio Grande do Sul

17 de מאי de 2024 Natália Fernandes
Ajuda humanitária às vítimas da tragédia causada pelas chuvas é fruto da atuação conjunta envolvendo Prefeitura Municipal, sociedade civil e iniciativa privada

A campanha humanitária promovida pela Prefeitura de São Bernardo em prol das vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul já contabiliza o envio de 245 toneladas de doações. A ajuda com mantimentos, água e itens diversos, além do transporte dos produtos, se soma ao trabalho que vem sendo executado pela equipe de 25 profissionais da Administração que atua in loco nos resgates e atendimentos médicos da população afetada em Porto Alegre e entorno. A ação reforça a importância desse espírito de solidariedade que une sociedade civil, poder público e iniciativa privada nesta corrente do bem.

O processo de arrecadação dos donativos é coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade. Desde o dia 5 de maio, quando teve início o processo, já foram enviadas nove carretas carregadas com itens diversos, como fardos de água potável, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, fraldas infantis e geriátricas, produtos de limpeza, peças de agasalhos, ração para cães e gatos, e brinquedos para crianças abrigadas, por exemplo.

APOIO – Em outra frente, a equipe especializada da Prefeitura de São Bernardo que presta apoio no resgate e atendimento médico às vítimas da tragédia climática que abala o Rio Grande do Sul já contabilizou 73 operações desde que chegou a Porto Alegre, há 10 dias, com 48 pessoas e 25 animais salvos.

A comitiva é coordenada pelo secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, coronel Carlos Alberto dos Santos, e envolve ainda 12 guardas civis municipais, oito profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo um médico, e quatro agentes da Defesa Civil. Além do reforço humano, também foram enviadas duas picapes da Defesa Civil, duas picapes e duas embarcações da Guarda Ambiental, duas ambulâncias e três viaturas da GCM, todos transportados por carretas cedidas pelo Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg).

ARRECADAÇÃO – Neste momento, está sendo priorizado o recebimento de água, alimentos, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e rações. Não estão sendo aceitos roupas e sapatos, devido ao alto volume já arrecadado e dificuldade no processo de triagem. As doações poderão ser feitas no Banco de Alimentos, situado na Avenida Redenção, 271, Centro, de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h.