מוציא לאור של הנכס מוציא לאור של הנכס

חזרה

São Bernardo discute plano municipal de Educação

26 de ספט de 2015 Niceia de Freitas
Pré-conferências realizada em 10 locais da cidade acontecem neste sábado (26)

O que São Bernardo estabelece como estratégia para o plano municipal de educação, alinhada a meta do governo federal, será apresentada na Conferência Municipal de Educação, dia 17 de outubro, Centro de Formação de Profissionais da Educação Ruth Cardoso (Cenforpe). O diagnóstico com as propostas será definido neste sábado (26) durante as pré-conferências que acontecem paralelamente em 10 locais da cidade.

O Plano Nacional de Educação estabelece rumos para o setor nas próximas décadas, entre os quais, melhorar a qualidade da educação, valorização dos profissionais, ampliação do acesso à escola e erradicação do analfabetismo. Conheça o portal da educação.

O secretário-adjunto de Orçamento e Planejamento Participativo (SOPP),  presente à pré-conferência no Centro de Referência do Idoso (CRI), e coordenador do conselho municipal da educação, disse que o diagnóstico da cidade abrange, além da rede municipal, a estadual e a escola privada.

“A ideia é dar contribuição ao plano nacional e balizar os planos municipais. Agora há 20 metas com 200 estratégias para articular com o que já existe. Nas pré (conferências) vamos discutir nove eixos temáticos para atender a meta federal, avançar ou manter”, disse.

De acordo com ele, em alguns quesitos São Bernardo já está em sintonia com a meta federal. No caso da nova norma de atender a demanda de crianças cinco a sete anos, a cidade já cumpre plenamente. Já outro desafio é manter a qualidade do ensino. “Aqui já temos a média 6,0 do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), porém, é preciso manter este índice para os próximos anos”, explicou.

Os nove eixos temáticos em discussão são: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Qualidade da Educação, Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva, Valorização dos Profissionais da Educação, Ensino Superior e Sistema de Ensino.