מוציא לאור של הנכס מוציא לאור של הנכס

 
חזרה

São Bernardo discute plano municipal de Educação

São Bernardo discute plano municipal de Educação

26 de ספט de 2015 Niceia de Freitas
Pré-conferências realizada em 10 locais da cidade acontecem neste sábado (26)

O que São Bernardo estabelece como estratégia para o plano municipal de educação, alinhada a meta do governo federal, será apresentada na Conferência Municipal de Educação, dia 17 de outubro, Centro de Formação de Profissionais da Educação Ruth Cardoso (Cenforpe). O diagnóstico com as propostas será definido neste sábado (26) durante as pré-conferências que acontecem paralelamente em 10 locais da cidade.

O Plano Nacional de Educação estabelece rumos para o setor nas próximas décadas, entre os quais, melhorar a qualidade da educação, valorização dos profissionais, ampliação do acesso à escola e erradicação do analfabetismo. Conheça o portal da educação.

O secretário-adjunto de Orçamento e Planejamento Participativo (SOPP),  presente à pré-conferência no Centro de Referência do Idoso (CRI), e coordenador do conselho municipal da educação, disse que o diagnóstico da cidade abrange, além da rede municipal, a estadual e a escola privada.

“A ideia é dar contribuição ao plano nacional e balizar os planos municipais. Agora há 20 metas com 200 estratégias para articular com o que já existe. Nas pré (conferências) vamos discutir nove eixos temáticos para atender a meta federal, avançar ou manter”, disse.

De acordo com ele, em alguns quesitos São Bernardo já está em sintonia com a meta federal. No caso da nova norma de atender a demanda de crianças cinco a sete anos, a cidade já cumpre plenamente. Já outro desafio é manter a qualidade do ensino. “Aqui já temos a média 6,0 do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), porém, é preciso manter este índice para os próximos anos”, explicou.

Os nove eixos temáticos em discussão são: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Qualidade da Educação, Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva, Valorização dos Profissionais da Educação, Ensino Superior e Sistema de Ensino.