アセットパブリッシャー アセットパブリッシャー

Agentes culturais de SBC visitam obras do piscinão do Paço Municipal

31 de 7 de 2015 Cosmo Silva
Reservatório terá capacidade para armazenar 200 milhões de litros de água da chuva; os agentes também conheceram a Central de Recicláveis

Agentes culturais de São Bernardo visitaram, nesta quinta-feira (30), as obras de drenagem que estão em andamento no Paço Municipal e que fazem parte do Drenar, programa de combate às enchentes da Prefeitura, com intervenções em vários pontos da cidade.

Com a parceria do Governo Federal, estão sendo investidos mais de R$ 300 milhões para a construção de piscinão na área do Paço Municipal e de galerias de águas pluviais na Avenida Aldino Pinotti e Rua Jurubatuba. A obra vai beneficiar toda a cidade, mas principalmente moradores e comerciantes da região central, que há décadas convivem com os transtornos gerados pelas inundações.

Os agentes conheceram também uma das centrais de materiais recicláveis da cidade, a Raio de Luz,localizada no Bairro Cooperativa e que tem capacidade para processar até 100 toneladas por dia. No percurso, também visitaram as obras de duplicação da Avenida José Odorizzi e do viaduto que vai transpor a Robert Kennedy, intervenções que fazem parte do corredor de ônibus Leste-Oeste.

“Vamos organizar várias visitas e vistorias, com todos os segmentos da nossa sociedade. O objetivo é fazer com que todos tenham conhecimento do que estamos fazendo para acabar com as enchentes em São Bernardo”, disse o secretário de Serviços Urbanos.

Durante a visita às obras do piscinão, também foram informados sobre a tecnologia utilizada na construção do reservatório e das galerias, bem como sobre a capacidade de armazenamento e todo o cronograma de obras.

O reservatório terá profundidade equivalente a um prédio de sete andares, capacidade para reter 200 milhões de litros de água da chuva e ocupar área aproximada de dois campos de futebol.

“Não tinha ideia do tamanho e da importância dessa obra. Fazer esse tour por toda a cidade e compreender a dimensão dessas obras é algo que todos que moram em nossa cidade deveriam fazer. É impressionante”, afirmou Leandro José Tirol, representante do coletivo cultural Casamarela, localizada no bairro Santa Terezinha.

O piscinão do Centro será interligado, por baixo da terra, à galeria e ao túnel que estão sendo construídos na Rua Jurubatuba para reforçar o sistema de drenagem na região central da cidade. Quando chover, toda a água captada pelo piscinão será bombeada para o Ribeirão dos Meninos por meio da galeria de descarga que faz a ligação do reservatório com o córrego, passando sob parte do estacionamento do shopping e da Avenida Aldino Pinotti. As obras devem ser concluídas até o fim de 2016 e vão beneficiar toda a cidade.

Disk Drenar - Os moradores têm vários canais para tirar dúvidas sobre as obras de drenagem: pelo telefone 4341-8613, pelo e-mail drenar@saobernardo.sp.gov.br ou pelo Facebook “programa.drenar”.