Campanha de São Bernardo efetiva 245 toneladas em doações ao Rio Grande do Sul

17 de 5 de 2024 Natália Fernandes
Ajuda humanitária às vítimas da tragédia causada pelas chuvas é fruto da atuação conjunta envolvendo Prefeitura Municipal, sociedade civil e iniciativa privada

A campanha humanitária promovida pela Prefeitura de São Bernardo em prol das vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul já contabiliza o envio de 245 toneladas de doações. A ajuda com mantimentos, água e itens diversos, além do transporte dos produtos, se soma ao trabalho que vem sendo executado pela equipe de 25 profissionais da Administração que atua in loco nos resgates e atendimentos médicos da população afetada em Porto Alegre e entorno. A ação reforça a importância desse espírito de solidariedade que une sociedade civil, poder público e iniciativa privada nesta corrente do bem.

O processo de arrecadação dos donativos é coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade. Desde o dia 5 de maio, quando teve início o processo, já foram enviadas nove carretas carregadas com itens diversos, como fardos de água potável, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, fraldas infantis e geriátricas, produtos de limpeza, peças de agasalhos, ração para cães e gatos, e brinquedos para crianças abrigadas, por exemplo.

APOIO – Em outra frente, a equipe especializada da Prefeitura de São Bernardo que presta apoio no resgate e atendimento médico às vítimas da tragédia climática que abala o Rio Grande do Sul já contabilizou 73 operações desde que chegou a Porto Alegre, há 10 dias, com 48 pessoas e 25 animais salvos.

A comitiva é coordenada pelo secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, coronel Carlos Alberto dos Santos, e envolve ainda 12 guardas civis municipais, oito profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo um médico, e quatro agentes da Defesa Civil. Além do reforço humano, também foram enviadas duas picapes da Defesa Civil, duas picapes e duas embarcações da Guarda Ambiental, duas ambulâncias e três viaturas da GCM, todos transportados por carretas cedidas pelo Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg).

ARRECADAÇÃO – Neste momento, está sendo priorizado o recebimento de água, alimentos, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e rações. Não estão sendo aceitos roupas e sapatos, devido ao alto volume já arrecadado e dificuldade no processo de triagem. As doações poderão ser feitas no Banco de Alimentos, situado na Avenida Redenção, 271, Centro, de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h.