アセットパブリッシャー アセットパブリッシャー

Centro recebe plenária de prestação de contas do Orçamento Participativo

30 de 6 de 2015 Niceia de Freitas
Durante a plenária, os moradores tomaram conhecimento de algumas obras concluídas e em andamento na cidade

As plenárias de prestação de contas do Orçamento Participativo (OP) de São Bernardo prosseguiram na noite desta segunda-feira (29). O prefeito comandou a 16ª reunião, onde foi feito balanço das obras e projetos realizados ou em implementação na cidade desde 2009 em função das escolhas feitas pela comunidade durante o OP. O encontro aconteceu no Centro de Referência do Idoso (CRI), no Centro, e reuniu 350 pessoas. Também estiveram presentes secretários e vereadores. As plenárias, que acontecem em 20 regiões da cidade, começaram em 8 de junho e terminam dia 4 de julho.

O Centro, onde aconteceu a plenária desta segunda, encontra-se na Região E, que contempla, entre outros, o Parque Anchieta, Vila Marlene, Parque São Diogo, Jardim Hollywood, Jardim Copacabana, Vila Tereza, Rudge Ramos, Central Park, Vila Dusi, Núcleo D.E.R., Jardim do Mar, Chácara Inglesa, Vila Euclides e Jardim das Américas.

Após a exibição de vídeo com algumas das realizações da Administração municipal, o prefeito falou sobre os investimentos no Centro. “Temos que ponderar que é necessário para governar a cidade toda. Não podemos ignorar que no pós-balsa, por exemplo, existem 11 mil pessoas que também têm necessidades, e, com certeza, maiores do que quem está nas regiões centrais. Mas isto não quer dizer que esquecemos o Centro. Vejam os investimentos no piscinão que está sendo feito no Paço, que vai acabar com o problema secular das enchentes, e a demolição do Best Shopping, na Chácara Inglesa, que se arrastou por anos e somente resolvido nesta administração”, explicou.

Durante a plenária, os moradores tomaram conhecimento de algumas obras na cidade, como a construção de moradias, postos de saúde, praças, reurbanização de vias e avenidas, além do programa de mobilidade, que prevê a construção de 14 corredores de ônibus. Os investimentos também geram emprego e renda na cidade.

Na Região E foram reformadas as instalações do Velório da Vila Euclides e feita a ampliação da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Vinícius de Moraes. Estão em andamento obras de drenagem nas regiões da Vila Vivaldi, Vila Helena e Jardim Orlandina e Rua Warner. Também haverá a implementação de um parque em terreno público localizado na Rua Dr. Marcel Proetesco e a reforma e ampliação da Emeb Castro Alves, no Parque São Diogo, e da Emeb Cassiano Faria, na Vila Gonçalves.O prefeito elogiou a participação da população e explicou que esta forma de administrar não é uma obrigação, mas uma forma escolhida para governar melhor a cidade. “Não fazemos nada sozinhos, tudo que conseguimos foi também com a ajuda de vocês.”

Sobre um dos assuntos de maior interesse na Região E, a construção de parque na Rua Dr. Marcel Proetesco, o prefeito explicou que está condicionada à parceria com o  Sebrae. “Quando a instituição mostrou interesse em se instalar aqui, cedemos o terreno e exigimos como contrapartida o investimento no parque. No entanto, a obra agora vai atrasar em função de ação do Ministério Público.”

O microempresário Antonio Capucha Júnior, morador do Centro e um dos atores no vídeo institucional da Prefeitura sobre o OP, falou sobre sua participação no encontro. “Aqui eu sou um morador e participo porque acho importante saber tudo que está sendo feito na cidade. São as pessoas que sabem o que é importante, qual a necessidade de cada lugar e o que precisa ser feito”, concluiu.