アセットパブリッシャー アセットパブリッシャー

Consórcio poderá contratar novos projetos de mobilidade do PAC

04 de 5 de 2015 Niceia de Freitas
Anúncio foi feito na reunião do Consórcio Intermunicipal, liderada pelo prefeito de São Bernardo

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC teve autorização da Caixa Econômica Federal para publicar edital e contratar novos projetos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Regional. O anúncio foi feito durante reunião mensal dos prefeitos da região na sede do Consórcio, em Santo André, nesta segunda-feira (4). O encontro foi coordenado pelo prefeito de São Bernardo, uma vez que o atual presidente, Gabriel Maranhão, não estava presente.

A autorização prevê o investimento de R$ 27 milhões na contratação de 22 projetos para aperfeiçoar a mobilidade na região. A previsão é que em 90 dias os projetos comecem a ser contratados.

Outro destaque do encontro foi o repasse de R$ 8,4 milhões do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) para as sete cidades. Do total, São Bernardo recebe R$ 2,5 milhões.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, os recursos são destinados aos serviços prestados pela rede socioassistencial de cada cidade. O montante permitirá atender 18,4 mil pessoas em condição de vulnerabilidade social. Pesaro também afirmou que a liberação de novos recursos a partir do segundo semestre depende da arrecadação do Estado.

Prevenção - O balanço da Operação Verão, apresentado aos prefeitos pela coordenação da Defesa Civil, foi positivo. A região não contabilizou nenhuma ocorrência grave e diminuiu a desigualdade entre as cidades do ABC em termos de estruturas preventivas de acidentes.

Como parte da ação para evitar desastres como o desmoronamento de casas, foram removidas 630 moradias da região consideradas em situação de risco. Em São Bernardo, todas as residências nessa situação, 63, foram removidas.

Também foi discutida a contratação do Plano Regional de Resíduos Sólidos e do Plano Regional de Drenagem Urbana