アセットパブリッシャー アセットパブリッシャー

Famílias realizam sonho da casa própria às vésperas do Dia das Mães

06 de 5 de 2016 Aglaupe Grana
Prefeitura entrega as primeiras unidades do Projeto de Urbanização Integrada do Assentamento Capelinha/Cocaia

O Dia das Mães deste ano será mais especial para a aposentada Ilda Alves Ferreira Campos, que a partir de agora terá um novo lar. Ela é uma das contempladas com unidades habitacionais entregues na tarde desta sexta-feira (6) no Bairro Capelinha, na região do Riacho Grande. Ilda chegou ao bairro na década de 1980 com seus três filhos, e agora dividirá o novo lar com Denilson Ferreira Campos, um deles. “Quando cheguei ao bairro era bem diferente, pois as ruas eram bem ruins e tinha esgoto a céu aberto. O bairro está mudando para melhor”, conta, emocionada.

O projeto de Urbanização Integrada do Assentamento Capelinha/Cocaia entregou as primeiras 12 unidades. O benefício é resultado de demanda do Orçamento Participativo (OP), que resultou em contrato firmado entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As moradias têm dois quartos, sala/cozinha, lavanderia e banheiro, alguns adaptados para deficientes ou pessoas com mobilidade reduzida.

Durante o ato de entrega oficial, o prefeito conversou com os moradores e explicou sobre as etapas do processo da urbanização: “Assim que este bloco de residências ficou pronto nós realizamos a entrega, e assim será com os demais. Não importa o número de unidades entregues por etapa, o que importa é a satisfação das famílias que estão recebendo sua nova casa e também que vamos continuar o processo.”

Também estiveram presentes a secretária de Habitação, o secretário de Coordenação Governamental e de Serviços Urbanos e o superintendente da Caixa Econômica Federal Gilnei Peroni, além das representantes das associações de bairro Cocaia e Capelinha, Umbelina Lopes e Sílvia Vasconcelos.

A secretária de Habitação lembrou que o processo de regularização é constante e tido como prioridade pelo governo, “Desde 2009 foram entregues 4.834 unidades habitacionais na cidade. O direito à moradia digna é nosso compromisso. Aqui começamos com 12, mas daqui a pouco serão 194 – total de moradias previstas no projeto.”

Em ato oficial, foram entregues as chaves para os moradores, e a vendedora Adriana Cássio do Nascimento, que mora há 14 anos no bairro, foi uma das que se emocionou. “Quando cheguei aqui no bairro tinha medo de sair de casa à noite, era bem precário. Agora vemos a transformação que está acontecendo, tenho mais segurança e conforto, além da higiene no local, com a canalização do esgoto e a rua asfaltada”, conta ela, que irá morar na casa com o marido.

A dona de casa Ana Vasconcelos representou os moradores no cerimonial. Ela conta que o bairro precisava de atenção da Prefeitura, e que há muito esperavam investimentos. “Sou muito grata por ter uma moradia digna agora. A parceria com a Prefeitura foi muito boa, e a equipe de habitação sempre esteve presente para nos tirar dúvidas e trabalhando duro para o resultado chegar.” Ana vai morar na nova casa com o marido e quatro filhos, e diz que é um sonho realizado: “Consegui minha casa, e daqui a pouco outras pessoas também terão. É só ter fé.”

O projeto foi estruturado em três ações estratégicas: consolidação de urbanização e regularização fundiária de 608 moradias, produção de 194 unidades habitacionais e 17 comerciais. Também faz parte da iniciativa o trabalho social desenvolvido junto à comunidade. Com a entrega desta sexta-feira, a Prefeitura contabiliza 4.844 famílias beneficiadas com novas moradias desde 2009.