アセットパブリッシャー アセットパブリッシャー

 
戻る

Festival em SBC celebra cultura milenar japonesa no fim de semana

Festival em SBC celebra cultura milenar japonesa no fim de semana

17 de 6 de 2015 Aglaupe Grana
Gastronomia típica, oficinas de origami e de caligrafia oriental (shodo),apresentações musicais são algumas das atrações

A 34° Festa da Imigração Japonesa em São Bernardo acontece neste fim de semana, dias 20 e 21 de junho, das 10h às 21h, no Cenforpe - Centro de Formação dos Profissionais da Educação, no Bairro Planalto. O evento é uma iniciativa do Rengokai (União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo do Campo) e tem o apoio da Prefeitura. São esperadas cerca de 10 mil pessoas nos dois dias da festa, que é anual e celebra o Dia da Imigração Japonesa no Brasil, 18 de junho.

Fazem parte da programação, entre outras atrações, oficinas e exposições, como de Ikebana (arte de montar arranjos de flores), origami, literatura e caligrafia oriental (shodo). Também haverá gastronomia japonesa, muita música típica e moderna, com artistas brasileiros e japoneses, e apresentações de grupos folclóricos.

Pedro Miura, presidente do comitê organizador do evento, citou algumas das atrações mais esperadas pelo público “Podemos destacar a participação de cantores e cantoras que foram campeões de concursos de karaokê, como o Paulistão e o Brasileirão, sendo, inclusive, destaque no programa do Raul Gil, do SBT. O taiko, tambor japonês, também é muito apreciado por ter a participação de crianças. A culinária japonesa tem muita procura, assim como os bazares, com novidades e preços muito bons.”

Ainda segundo Miura, a Festa é preparada com seis meses de antecedência e de forma voluntária pelos associados ao Rengokai. “Todas as pessoas que trabalham no evento são voluntários, sem nenhuma remuneração. Também na gastronomia, 90% das barracas são das associações e 10% são de profissionais do ramo.”A União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo do Campo é formada por quatro entidades de associações culturais nipo brasileiras: Bunka, Acrepa, Mizuho e Gremio Recreativo Rudge Ramos. Cada entidade é independente e oferece aulas da língua japonesa, esportes, karaokê, danças típicas, danças de salão, treinamento em artes marciais, gateball, coral, taiko, tai chi chuan, entre outras atividades.

Transporte gratuito – Os interessados em visitar a Feira poderão utilizar peruas que vão circular, gratuitamente, entre o Cenforpe, no Bairro Planalto, a Loja de Conveniência Japonesa Japan House, em frente à Rodoviária João Setti, e os estacionamentos da Scania.

 

Confira as atrações da Feira

Música: shows variados de músicas típicas e modernas, com artistas brasileiros e japoneses.

Folclore: apresentação de grupos folclóricos, de teatro e instrumentos típicos.

Taikô: shows de percussão com os tambores japoneses (taiko).

Fotografia: exposição fotográfica com motivos japoneses.

Literatura: área dedicada às atividades como o shodo (escrita ou caligrafia do caminho) e literatura em geral.

Oficina de origami: arte de dobrar papel e construir figuras de animais, flores e os mais diversos tipos de objetos.

Ikebana – exposição e workshop: arte japonesa de arranjo floral que revela o amor pela linha e também pela cor, matérias primas do arranjo japonês.

Culinária típica: praça de alimentação com os principais pratos da culinária japonesa, como yakissoba, sushis, tempurá, karê, guioza, harumaki, moti e manji.

 

Serviço

34° Festa da Imigração Japonesa em São Bernardo

Quando: 20 e 21 de junho, das 10h às 21h

Onde: Cenforpe – Centro de Formação dos Profissionais da Educação, Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Bairro Planalto

Transporte gratuito: peruas vão circular entre o Cenforpe, no Bairro Planalto, a Loja de Conveniência Japonesa Japan House, em frente à Rodoviária João Setti, e o estacionamentos da Scania