アセットパブリッシャー アセットパブリッシャー

Lideranças culturais de SBC debatem Plano Municipal de Cultura

22 de 5 de 2015 Marcelo Dorador
Documento vai determinar as políticas culturais da cidade para os próximos 10 anos; encontro teve a presença de 100 representantes segmentos culturais

Na noite desta quinta-feira (21), a Prefeitura de São Bernardo realizou reunião para debater a elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC), documento que definirá as diretrizes das políticas culturais do município para os próximos 10 anos. Dando continuidade ao processo, o encontro, na Pinacoteca, foi promovido pelo Grupo de Trabalho Executivo, composto por representantes da sociedade civil, servidores públicos e da Secretaria de Cultura. Também estiveram presentes mais de 100 lideranças culturais da cidade.

A reunião ampliada com os representantes das diversas expressões e manifestações culturais – como do circo, música, reggae, samba, metal, hip hop, patrimônio e memória, capoeira, cultura jovem urbana, cultura popular, teatro, dança, leitura e literatura, audiovisual e artes visuais – é um dos passos para elaborar o PMC. O objetivo é que todos os segmentos tenham oportunidades de apresentar suas demandas específicas.

O PMC deve ser elaborado coletivamente e depende da organização e participação dos representantes dos diversos segmentos culturais e da sociedade civil. A Secretaria de Cultura irá acompanhar duas plenárias de cada setor: uma de formação e outra para a coleta de propostas.

A divisão por segmentos culturais seguiu a lógica tradicional da organização dos movimentos artísticos da cidade. Mesmo assim, essa relação, que é meramente indicativa, pode ser ampliada com a inclusão de outras manifestações culturais.

Nas plenárias, os representantes dos segmentos culturais vão debater levando em conta alguns eixos temáticos: participação; gestão cultural; cultura digital; fomento, financiamento; difusão, fruição e acesso; formação; economia da cultura e economia solidária. A orientação é que esses debates temáticos, onde cada área irá apresentar as suas necessidades, aconteçam entre julho e agosto deste ano.

Para que o PMC seja o mais representativo possível das reais necessidades culturais da população, debates estão acontecendo nos Polos Culturais. Também serão realizadas plenárias territoriais, nas mesmas regiões nas quais a cidade é dividida durante o Orçamento Participativo (OP). Esses encontros, 40 no total, serão divididos em plenárias de capacitação e preparatórias.

O processo de debate será encerrado em outubro, quando será feita a sistematização de todas as informações recolhidas nos encontros. Para ampliar ainda mais a participação da sociedade civil, o documento será apresentado na 3ª Conferência Municipal de Cultura, que acontece em novembro deste ano. Por fim, o PMC, transformado em projeto de lei, deve ser enviado pela Prefeitura à Câmara Municipal.