アセットパブリッシャー アセットパブリッシャー

Parque Estoril abre as portas do Centro de Educação Ambiental

22 de 3 de 2016 Vladimir Ribeiro
Novo espaço contará com exposições e atividades educacionais relacionadas ao meio ambiente

“Fiquei com um pouco de medo, mas mesmo assim coloquei a mão na jiboia. É meio gelatinosa.” Foi dessa maneira que Beatryz Oliveira, aluna da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Bruno Massone, no Riacho Grande, descreveu a sensação que teve ao tocar a cobra, durante a inauguração do Centro de Educação Ambiental (CEA) de São Bernardo, na manhã desta terça-feira (22), no Parque Natural Municipal Estoril.

Cerca de 40 alunos da unidade estiveram no evento e puderam conferir as novidades do espaço, como espécies de animais, sementes e vegetação, entre outras. “Acho que as pessoas não dão muita importância para a natureza, pois jogam muito lixo no chão. O parque pode ajudar a lembrar que é importante proteger o meio ambiente”, disse o aluno Luiz Augusto de Paula Coelho.

Além de ser um espaço para recepcionar os visitantes do parque, o CEA tem como objetivo fomentar atividades relacionadas à educação ambiental, propiciando a utilização de recursos didáticos do parque. “O que é abordado durante as visitas que fazemos no parque é aprofundado com as crianças em sala de aula. Temos um bom retorno dos pais, que nos relatam que sofrem cobranças para fazer a separação correta do lixo, entre outras coisas”, destacou a diretora da EMEB, Cecília Oliveira Prado.

O novo espaço, entregue no Dia Mundial da Água, reunirá exposições, palestras, atividades de educação ambiental, além de contar com biblioteca. Por conta da localização, às margens da Represa Billings, o CEA também é um presente de aniversário à represa, que completa 91 anos no próximo dia 27.

A expectativa é de que o novo equipamento possa potencializar o Estoril como ponto de informações e práticas ambientais para públicos variados, estimulando a apropriação e utilização do espaço público pela comunidade. “O CEA será integrado às atividades do parque, além de ter programação só dele”, explicou o secretario de Gestão Ambiental.

Também estão programadas visitas monitoradas do CEA do Parque Estoril, que ocorrerão mensalmente, sempre aos domingos. A programação completa estará disponível no Guia da Cidade.