アセットパブリッシャー アセットパブリッシャー

Prefeitura vistoria obras de drenagem no Tanque das Mulatas

18 de 6 de 2015 Cosmo Silva
Intervenção está com 90% do cronograma executado; equipamento vai armazenar 20 mil m³ de água

A Prefeitura de São Bernardo realizou, na tarde desta quarta-feira (17), vistoria no reservatório Tanque das Mulatas, localizado na região da Vila Vivaldi. A obra, que faz parte do Drenar, maior programa de combate às enchentes no município, está com 90% do cronograma executado e, quando finalizado, o equipamento terá capacidade para armazenar 20 mil m³ de água.

O secretário de Serviços Urbanos esteve no local para acompanhar o andamento da obra. “Além desse piscinão, que está em fase de conclusão, estamos trabalhando na modernização e ampliação de outras readequações do sistema de drenagem e criação do sistema de galeria blindada na Avenida Winston Churchil. Quando o projeto todo for finalizado, essa região não terá mais problemas com alagamentos”, afirma.

As intervenções em todo o entorno beneficiam seis bairros e 60 mil moradores, entre o Jardim Orlandina, Jardim Hollywood, Jardim Paramount, Vila Vivaldi, Vila Helena e Rudge Ramos. Os investimentos chegam a R$ 174 milhões.

Além da construção do Tanque das Mulatas, que tem previsão de entrega para o fim de outubro, já foram entregues na região os reservatórios Vivaldi, Ipiranga e Helena. O Jacquey, também em andamento e com obras em ritmo acelerado, está sendo construído no Rudge Ramos.

Morador da Vivaldi há mais de 40 anos, Adolfo Alves afirma que todo o conjunto de obras na localidade vem mudando os planos de muitos proprietários de imóveis. Segundo ele, antes das obras de combate às enchentes, o sentimento de todos era de se mudar. “Entrava ano e saía ano e os transtornos causados pelos alagamentos sempre vinham à tona. Hoje temos certeza de que esses problemas ficarão no passado. Se antes nossos imóveis estavam desvalorizados, agora o cenário é totalmente diferente. Ninguém mais pensa em se desfazer de suas casas e comércios”, diz.

Outras obras – Estão em andamento outras obras de drenagem em São Bernardo. A maior delas, na região central, vai eliminar o histórico problema de enchentes na região do Paço Municipal, onde está sendo construído piscinão com capacidade para armazenar 200 milhões de litros de água.

Vila São Pedro – O secretário de Serviços Urbanos também vistoriou a construção de um muro e o alargamento de uma calçada na Rua Jardim com Rua da Escola, na Vila São Pedro. Quando pronta, a intervenção vai dar mais segurança às crianças e pais ao se locomoverem para unidade escolar naquela área.