アセットパブリッシャー アセットパブリッシャー

SBC participa de feira internacional de defesa no Rio de Janeiro

13 de 4 de 2015 Niceia de Freitas
Objetivo da Prefeitura é fortalecer a inserção das empresas da cidade nessa cadeia produtiva; evento acontece de 14 a 17 de abril

A Prefeitura de São Bernardo estará no estande da delegação sueca na LAAD Defense & Security – feira internacional de defesa e segurança, que acontece de terça a sexta-feira (14 a 17), no Rio de Janeiro. Além de estreitar relações e promover negócios com empresas suecas, a administração municipal tem o objetivo de fortalecer a inserção da cidade nessa cadeia produtiva. O prefeito  também estará presente.

Na abertura do evento ocorrerá assinatura de entendimento com a finalidade de impulsionar os negócios entre as empresas dos dois países. A parceria será assinada entre a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) e Associação da Indústria Sueca e de Defesa e Segurança (Soff).

A aproximação entre as empresas foi articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sdet) durante a missão de cooperação técnica e científica Brasil/Suécia realizada em setembro do ano passado àquele país. Essa comitiva reuniu representantes do poder público municipal, empresas, entidades sindicais e universidades.

No documento que será assinado, São Bernardo e São José dos Campos são citadas como prioritárias para a efetivação de negócios. “São Bernardo tem uma vocação industrial que é um grande diferencial. A previsão de crescimento da indústria de defesa e segurança, com a qual nosso parque produtivo tem considerável compatibilidade, é grande”, disse o secretário da Sdet.

Estarão na feira 10 empresas suecas de alta tecnologia e 30 que integram do Arranjo Produtivo Local (APL) de Defesa da região.

Fóruns – Faz parte da programação da LAAD workshops e rodadas de relacionamento entre empresas do Brasil e da Suécia. No dia 15, um dos temas abordados, pelo secretário da Sdet, será “O APL de Defesa e o Anel do Conhecimento de São Bernardo do Campo: dois exemplos do Modelo de Tríplice Hélice no Grande ABC".

O Arranjo Produtivo Local de Defesa do Grande ABC foi criado pela Prefeitura para adensar a cadeia produtiva de Defesa e Segurança. A instância reúne poder público, empresas, instituições acadêmicas, representantes militares entre outros e tem o objetivo de formular ações para desenvolver esse setor econômico.

"A participação da Prefeitura e das empresas de São Bernardo e região na rodada de relacionamento  entre empresas brasileiras e suecas fortalece nossa estratégia de aproximação com instituições e atores daquele País. O encontro permitirá parcerias na área de capital, comercial e tecnológica. São elas que viabilizam efetivamente a transferência tecnológica prometida por projetos estratégicos como o próprio Gripen (modelo de caça fornecido pelos suecos ao Brasil),” afirmou.

A Prefeitura também liderou a inserção da cidade nas negociações sobre a compra e produção no Brasil da aeronave supersônica Gripen. Entre outras ações constam workshops com as Forças Armadas, com a empresa sueca Saab (vencedora da licitação para fornecer caças ao Brasil), inauguração do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), lançamento do site da indústria de Defesa, articulação para instalação de centro de catalogação das Forças Armadas em São Bernardo, viagens do prefeito e do secretário de Desenvolvimento à Suécia.

Feira - A LAAD Defence & Security - Feira Internacional de Defesa e Segurança - reúne fabricantes e fornecedores de tecnologias, equipamentos e serviços para Marinha, Exército, Força Aérea, Forças Policiais, Forças Especiais, Law Enforcement, Homeland Security, gestores de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura.