アセットパブリッシャー アセットパブリッシャー

 
戻る

Vera Cruz abre as portas para visitação antes do início da revitalização

Vera Cruz abre as portas para visitação antes do início da revitalização

04 de 8 de 2015 Marco Borba
No dia 6, público poderá conhecer o complexo cinematográfico e sua história e assistir a produções

O Complexo Vera Cruz volta à cena e poderá ser visitado pelo público nesta quinta, dia 6 de agosto, das 19h às 22h, antes do início das obras de revitalização que vão tornar o espaço, novamente, um centro de produção audiovisual. O contrato entre a Prefeitura de São Bernardo e a Telem – empresa vencedora da licitação para ter a concessão do local por 30 anos – foi assinado em 23 de junho. A cerimônia de lançamento do projeto de revitalização acontece no dia 5, a partir das 20h, apenas para convidados.

Quem visitar o local poderá conhecer melhor não apenas a rica história dos Estúdios Vera Cruz, mas também detalhes do projeto que vai recolocar São Bernardo no cenário cinematográfico. Serão exibidas ainda produções do Centro de Audiovisual (CAV) e do filme ‘Pé de Cabra’, de Milton Santos, cineasta da Vila São Pedro.

Além de investir nas instalações e nos equipamentos, o projeto prevê atividades de formação de mão de obra. Os trabalhos terão início pelo Centro Cultural, onde serão instalados um teatro com 850 lugares e o Centro de Audiovisual. O complexo contará ainda com estúdios de produção, cinema, incubadora de empresas, restaurante e o Centro de Memória do Vera Cruz.

O complexo cinematográfico será administrado por meio de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), criada para o projeto e que conta com experiência na gestão de complexos audiovisuais, como o dos Estúdios Quanta, um dos principais centros nacionais de produção audiovisual, e dos Estúdios Paulínia. Ambos foram construídos pela Telem, com tecnologias que os colocam entre os mais avançados do país.

Um pouco de história – Criada em 1949 por Franco Zampari e Ciccilo Matarazzo, em uma antiga granja em São Bernardo, os Estúdios Vera Cruz foram a terceira companhia cinematográfica implementada no Brasil. Revelou e projetou grandes nomes do cinema, como Tônia Carrero, Anselmo Duarte, Eliane Lage, Marisa Prado e Renato Consorte.

Diversos filmes com o comediante Mazzaropi, também uma descoberta da Vera Cruz, foram realizados no local, além de longas-metragens que marcaram época, como ‘Caiçara’, ‘Cangaceiro’, ‘Sinhá Moça’, ‘Nadando em dinheiro’, ‘Uma pulga na balança’, ‘Carandiru’, ‘Garotas do ABC’ e ‘Sábado’.

Depois de várias crises financeiras, os estúdios encerraram suas atividades em 1972. O complexo, então, foi tombado em função de seu valor artístico-cultural para a região do ABC e o Estado de São Paulo.

Veja a programação