Voltar

Prefeitura e Estado entregam o 1º COI

Prefeitura e Estado entregam o 1º COI

15 de Out de 2019 Kati Dias

Equipamento estadual efetivará a integração das forças policiais – Polícia Militar, Polícia Civil e GCM – para maior eficiência no combate ao crime no Grande ABC

O 1º Centro de Operações Integradas de Segurança (COI) do Estado, com sede em São Bernardo, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (15/10). Idealizado pelo governador João Doria e materializado em parceria com o prefeito Orlando Morando, que lideraram a solenidade de entrega, o novo equipamento permitirá a integração das forças policiais – Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) – para maior eficiência no combate ao crime no Grande ABC. 

Localizado na Avenida Redenção, 271, no Centro, com excelente localização – a menos de 1 Km da Rodovia Anchieta – facilita a conexão com as outras cidades, além de proporcionar o compartilhamento de informações, planejamento e execução de ações e operações de polícia, de forma mais célere e eficiente, além de um local digno e apropriado para os profissionais. 

“Hoje é um dia muito especial para São Bernardo. O protagonismo sempre foi algo peculiar em nossa cidade. Sinto-me orgulhoso em poder construir essa parceria com o Governo do Estado e ajudar a conceber o primeiro equipamento que efetivamente integra as forças de segurança. As corporações sempre trabalharam juntas, mas a instalação delas em um único espaço efetiva esta parceria”, afirmou o prefeito Orlando Morando, ao lembrar que esta união permitiu a redução de todos os indicadores criminais da cidade como o furto de veículos, roubos de carga, estupro e roubo em geral, além da diminuição da taxa de homicídio para 4,70 (para cada 100 mil habitantes), de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. 

Localizado no Centro da cidade, em prédio de 1.900 m² localizado na Avenida Redenção, o COI de São Bernardo passará a abrigar as operações do Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que vai integrar as ações da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), do setor Homicídios e do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) da cidade, que passará a se chamar Grupo de Operações Especiais (GOE). 
Também contará com a Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), da Delegacia do Idoso e Guarda Civil Municipal. Ao todo, o local abrigará cerca de 400 agentes de Segurança e com funcionamento 24 horas.
DIFERENCIAL -  Além da instalação das corporações, foi instalada no COI uma sala para gerenciamento de crise denominada “Sala de Situação”. Neste local, será possível acessar as 400 câmeras de monitoramento e 273 câmeras integradas ao Sistema Detecta.

“Esta é a primeira unidade completa do Estado de São Paulo. Polícia Civil e Polícia Militar atuando operacionalmente e institucionalmente juntas e como deve ser. Poucos passos entre a inteligência das polícias. A ação integrada vai permitir uma ação mais eficiente e rápida da polícia”, disse o governador João Doria.

Para o secretário estadual de Segurança Pública, o general João Camilo Pires de Campos, o complexo de Segurança trará maior eficiência no combate ao crime. “O COI em São Bernardo é a realização de um sonho, no qual criamos um espaço excepcional para as operações integradas e racionalização esforços. Vamos proporcionar, cada vez mais e melhor, a proteção da população e do patrimônio, dos sonhos e das esperanças das pessoas”, afirmou. 

INVESTIMENTO – No complexo, foram investidos R$ 2 milhões para a viabilização do projeto, que incluiu a reforma do espaço, a aquisição de materiais e a contratação de funcionários. Parte dos recursos foi viabilizada pela iniciativa privada – R$ 1 milhão pela concessionária Ecovias – e o restante pelo município. Houve também aportes das empresas Madel e Vero, e dos comerciantes de móveis da Rua Jurubatuba. 

SOLENIDADE – Além do governador João Doria, do prefeito Orlando Morando e do secretário estadual de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, a solenidade de inauguração do 1º COI do Estado contou com a participação do prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira, da deputada estadual Carla Morando, dos deputados estaduais Coronel Nishikawa e Delegado Olim, secretários municipais, vereadores da base aliada e das autoridades das corporações de Segurança Pública.

INVESTIMENTO SEGURANÇA – Além do COI, a Prefeitura de São Bernardo tem adotado uma série de medidas para aprimorar o trabalho das forças de segurança. Entre elas estão a aquisição de novos equipamentos para a GCM, a modernização da frota e do armamento, entrega de novas bases, bem como a valorização salarial destes profissionais.