Ouvidoria Municipal 

 

A Ouvidoria Geral do Município de São Bernardo funciona como um instrumento de gestão pública e participação popular, por meio das manifestações de informações, reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios apresentadas pelos cidadãos e ou servidores, objetivando a elevação e melhoria na qualidade dos serviços prestados pelo município, contribuindo assim para o fortalecimento da democracia.

Vinculada à Secretaria de Cidadania e Pessoa com Deficiência, a Ouvidoria de São Bernardo tem a competência de analisar, encaminhar e monitorar as manifestações e todo o seu andamento, como também, gerar relatórios estatísticos para subsidiar ações da administração fortalecendo a gestão participativa.

 

PARA QUE SERVE A OUVIDORIA?

As ouvidorias públicas têm um importante papel no sentido de permitir a escuta direta da população, sendo capazes de transportar o cidadão para o centro da administração pública, dando voz ativa ao indivíduo e permitindo que suas críticas, sugestões, elogios, reclamações e/ou denúncias, contribuam para correção e aprimoramento das políticas públicas.

O cidadão pode endereçar à Ouvidoria Geral do Município:

• Denúncia: relato de irregularidade ou ilícito cuja apuração dependa da Prefeitura;

• Reclamação: relato do cidadão insatisfeito com a prestação de serviço público municipal ou com o atendimento de agente público municipal;

• Sugestão: apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de serviços públicos prestados por órgãos e entidades da Prefeitura;

• Elogio: demonstração de reconhecimento ou de satisfação com o serviço público ou o atendimento prestado pela Prefeitura;

• Solicitação de serviços ou providências: pedido para adoção de providências por parte dos órgãos e das entidades da Prefeitura.


CANAIS DE ATENDIMENTO

Se você possui uma reclamação ou elogio sobre serviços prestados pela Prefeitura de São Bernardo, confira abaixo os canais para registrar sua manifestação:


Atendimento Presencial: Nas unidades do Atende Bem (confira os endereços dos nossos postos aqui)

Telefone: 0800 770 015
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Email: ouvidoria@saobernardo.sp.gov.br

Pela internet: Solicite ou consulte sua manifestação aqui.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

Para assuntos relativos a saúde no município, a cidade de São Bernardo conta com a Ouvidoria da Saúde.

Telefone: 2630-9579
E-mail: ouvidoria.saude@saobernardo.sp.gov.br
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h